Início
Títulos por editor: Quarteto
Foram encontrados 43 registos

              Fazer nova pesquisa
1 Lynx  -  FREYSSINET-DOMINJON, Jacqueline ; WAGNER, Anne-Catherine
Os estudantes e o álcool / Jacqueline Freyssinet-Dominjon, Anne-Catherine Wagner . - Coimbra : Quarteto, 2006
Este livro debruça-se sobre um aspecto ainda desprezado de um mundo estudantil em mutação; o das saídas nocturnas para «curtir», em que o álcool está presente. A partir da investigação de um inquérito etnográfico com mais de 200 entrevistas aprofundadas e observações da noite, as autoras apresentam um quadro real, dos usos do álcool nesta população de jovens adultos.


  ANNE-CATHERINE WAGNER   FREYSSINET-DOMINJON, JACQUELINE   JACQUELINE FREYSSINET-DOMINJON   WAGNER, ANNE-CATHERINE   CDU 3
2 Lynx  -  LEITÃO, Ligia Mexia
Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional / Ligia Mexia Leitão . - Coimbra : Quarteto, 2004. - 473 p.


  LEITAO, LIGIA MEXIA   LIGIA MEXIA LEITAO   CDU 159.9
3 Lynx  -  LOURENÇO, Isabel
A espiritualidade no processo terapêutico : realidade e importância / Isabel Lourenço . - Coimbra : Quarteto, 2004. - 135 p.


  ISABEL LOURENCO   LOURENCO, ISABEL   CDU 61
4 Lynx  -  IDENTIDADE PESSOAL
Identidade pessoal : caminhos e perspectivas / coord. de Francisco Teixeira . - Coimbra : Quarteto, 2004. - 259 p.


  FRANCISCO TEIXEIRA   TEIXEIRA, FRANCISCO   CDU 159.9
5 Lynx  -  MORNA, Rui Freitas
Sem culpa formada : Jacinto Freitas Morna, vítima de Santos Costa / Rui Freitas Morna . - Coimbra : Quarteto, 2004. - 204 p.


  MORNA, RUI FREITAS   RUI FREITAS MORNA   CDU 82-94
6 Lynx  -  BRANCO, Maria Augusta Veiga
Auto-motivação / Maria Augusta Veiga Branco . - Coimbra : Quarteto, 2004. - 198 p.
O conceito de "motivar-se a si mesmo" ou de "auto-motivação", integra o conceito mais amplo de "inteligência emocional" (Daniel Goleman, 1995), e exprime-se em comportamentos e em atitudes. Este livro expõe a percepção que uma população de estudantes de enfermagem tem desses comportamentos e atitudes. È um estudo num tempo e num espaço, mas não se deixa de ser um conjunto de experiências válidas para estudantes, com quem poderemos ter algo a aprender.


  BRANCO, MARIA AUGUSTA VEIGA   MARIA AUGUSTA VEIGA BRANCO   CDU 159.9
7 Lynx  -  CORREIA, Pedro Pezarat
Manuel de geopolítica e geoestratégia / Pedro Pezarat Correia . - Coimbra : Quarteto, 2004. - 475 p. . - vol. II - análise geoestratégica de um mundo em conflitos
O que aqui se ensaia é uma análise geoestratégica do mundo actual numa tentativa de contribuir para a compreensão da conflitualidade em determinados compartimentos do mundo, a que se chamam Zonas de Tensão e Conflitos. Não se trata aqui de estudar os conflitos nem de registar os seus desenvolvimentos. Pretende-se através da interpretação de factores geoestratégicos, compreender porque é que determinados conjuntos regionais se tornaram zonas de conflitos endémicas, qual a lógica dessa conflitualidade e porque é que os conflitos assumem determinados tipos e não outros.


  CORREIA, PEDRO PEZARAT   PEDRO PEZARAT CORREIA   CDU 32
8 Lynx  -  JESUS, Saúl Neves de
Psicologia da educação / Saúl Neves de Jesus . - Coimbra : Quarteto, 2004. - 285 p.
Esta obra pretende constituir um manual integrador no âmbito da Psicologia da Educação, procurando organizar a multiplicidade de referências e aprofundar os tópicos mais relevantes neste domínio científico, e destina-se a psicólogos, a professores e a todos aqueles que se interessam pelas questões da Psicologia da Educação.


  JESUS, SAUL NEVES DE   SAUL NEVES DE JESUS   CDU 159.9
9 Lynx  -  PORTUGAL - BRASIL
Portugal - Brasil : uma visão interdisciplinar do século XX / coord. de Maria Manuela Tavares Ribeiro . - Coimbra : Quarteto, 2004. - 506 p.
Foi objectivo primeiro deste Colóquio - Portugal-Brasil - Uma Visão Interdisciplinar do Século XX - apresentar e debater as mais recentes e actualizadas investigações em curso, analisando aspectos diversos da contemporaneidade luso-brasileira. Procurou-se que este Encontro Científico fosse marcado pelo diálogo crítico entre historiadores, filósofos, economistas, historiadores da educação, da ciência, da comunicação, da imagem, radicados em Portugal e no Brasil. Cruzaram-se fontes, teceram-se interpretações, desenharam-se quadros, entreteceram-se reconfigurações, traçaram-se ângulos de análise em que se articularam diferenças e se apuraram similitudes. Contributos importantes foram dados, por certo, com implicações teóricas, pressupostos ideológicos, constelações conceptuais e potencialidades explicativas sobre dinâmicas e processos políticos e religiosos, relações sociais, grupos económicos, produção jornalística, programas didácticos, discursos culturais e de sociologia da ciência, em diferentes momentos históricos do século XX, em Portugal e no Brasil. Continuidades e descontinuidades fundamentais foram evidenciadas para melhor se entender a construção das diversas vertentes da contemporaneidade luso-brasileira. É fundamental - continua a sê-lo - repensar e questionar campos temáticos à luz das contribuições teóricas que têm emergido no domínio do político, da economia, da sociedade, da comunicação, da cultura, da educação, da ciência. Este desafio ecoa um outro - o do futuro, no sentido de construir, na base da multi- e interdisciplinaridade, mais Encontros Científicos - espaços em que a pluralidade e a complexidade dos saberes se definam e redefinam através do confronto, do diálogo e da experiência, que possibilite entender tanto a produção de semelhanças quanto a de diferenças dos dois países. Portugal e Brasil que comungam, como bem se sabe, de uma "ancestralidade compartilhada".


  MARIA MANUELA TAVARES RIBEIRO   RIBEIRO, MARIA MANUELA TAVARES   CDU 93
10 Lynx  -  PINTO, José Manuel
Adolescência e escolhas : à descoberta da singularidade / José Manuel Pinto . - Coimbra : Quarteto, 2003. - 179 p.
autor apresenta neste trabalho um modelo de intervenção em grupo com adolescentes, no qual enfatiza o lugar grupal como espaço de crescimento emocional e (re)conhecimento de si, do mundo e dos outros. Recorrendo aos dixit psicodinâmico e psicodramático transforma o grupo num lugar de encontro onde emergem histórias e se recriam sentidos facilitadores do desenvolvimento harmonioso adolescente. Esta obra pretende ser uma reflexão multifacetada do processo adolescencial e um modelo de intervenção facilitador da transformação das angústias e da edificação pessoal e vocacional dos jovens.


  JOSE MANUEL PINTO   PINTO, JOSE MANUEL   CDU 159.9
11 Lynx  -  PORTELINHA, Cândida
Sexualidade durante a gravidez / Cândida Portelinha . - Coimbra : Quarteto, 2003. - 158 p.
O trabalho que aqui apresentamos tem como finalidade contribuir para um melhor conhecimento das práticas, crenças e medos relacionados com a sexualidade das mulheres enquanto grávidas. Este estudo teve como base uma pesquisa descritivo-analítica, durante a qual entrevistámos 210 grávidas nos diferentes períodos de gravidez, residentes nos vários concelhos de Coimbra. (...) este livro constitui-se como uma importante leitura para os profissionais de saúde que trabalham nesta área de cuidados, mas é especialmente recomendada para aqueles casais e mulheres que pretendem experienciar no seu corpo uma gravidez desejada e vivenciá-la na sua plenitude.


  CANDIDA PORTELINHA   PORTELINHA, CANDIDA   CDU 613
12 Lynx  -  CRUZ, Arménio Guardado
Trabalho por turnos : factores predictivos de intolerância / Arménio Guardado Cruz, Paulo Castro Rangel e Marta Portocarrero . - Coimbra : Quarteto, 2003. - 129 p.


  ARMENIO GUARDADO CRUZ   CRUZ, ARMENIO GUARDADO   CDU 614
13 Lynx  -  CÔRTE-REAL, Artur
Olhares ocultos - olhares submersos : Mosteiro de Santa Clara-a-Velha / Artur Côrte-Real . - Coimbra : Quarteto, 2003. - 130 p.
Em Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Olhares Ocultos, Olhares Submersos, as belíssimas fotografias captam, por um lado, uma realidade de estranha e dramática beleza, transmitem um universo quase onírico, as ausências das monjas, as sombras e formas desabitadas, o abandono do tempo, o passado perdido. Outras registam o desvendar da arquitectura, os pormenores escultóricos, a expressão da pedra. As fisionomias e os corpos dos operários, demonstram o esforço e os trabalhos desenvolvidos na luta com a água, na envolvência da lama. Todas, afinal, traduzem o afecto e o diálogo particular do autor a Santa Clara-a-Velha nas etapas da árdua tarefa de devolver o mosteiro à cidade, na sua completa fruição, entendimento e grandeza. O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra, compreendendo a Igreja e o seu Claustro Maior, após quatrocentos anos de adormecimento provocado pelas invasão das águas do Mondego, acorda agora para a cidade e para o país, na sequência de uma vasta intervenção arqueológica. Um edifício monumental, marca do gótico mendicante, desafia um futuro (in)certo, em que a destreza dos Homens, à procura da solução qualificada, se digladiará com a grandeza de quem o edificou e nele sobreviveu. Uma auréola de grande misticismo paira em todos os recantos daquele espaço. As figuras da Rainha Santa e de Inês de Castro permanecem omnipresentes. A tragédia da água ecoa permanentemente. As imagens que publicamos, qual fabulário memorial, na expressão mais nobre da Fotografia, são para o autor o palco de sensações, fragrâncias, sons, que se pretendem transmitir aos que folhearem estas páginas de uma História, contemporânea, mas já distante. Uma forma de exprimir um património outrora submerso, de afirmar uma dimensão estética num mundo diferente. Considerando que as memórias da água, que determinou a vida e morte deste espaço monástico, se diluirão - agora que os ventos da História e o poder dos Homens contrariam as forças da Natureza, o objectivo deste trabalho assenta na perpetuação das memórias e das imagens de um monumento parcialmente emerso e redescoberto, parte da sua gesta, cuja solução técnica adoptada fez desaparecer. O título sugere uma atmosfera oculta aos nossos olhos, pela existência de séculos de sedimentos, depositados pelo rio. Enuncia a beleza dos reflexos espelhados que fizeram parte integrante da agonia do monumento. Um espaço de escrita em que as sensações estarão presentes, traduzidas em fotografias a preto e branco, que serão o grande propósito desta obra. Agora que surge em toda a sua imponência e escala, Coimbra perdeu, definitivamente, a igreja de Santa Clara-a-Velha a pairar sobre as águas, ambiente aquático dramático cuja beleza e simbolismo ficará assim perpetuado. Os reflexos deste património ficar-me-ão gravados, para sempre, nas memórias de quem se entregou, apaixonadamente, ao sítio.


  ARTUR CORTE-REAL   CORTE-REAL, ARTUR   CDU 77
14 Lynx  -  A SEXOLOGIA
A sexologia : perspectiva multidisciplinar / coord. de Lígia Fonseca, Catarina Soares e Júlio Machado Vaz . - Coimbra : Quarteto, 2003. - 530 p.. - , vol. 1
Se uma criança vira e revira um brinquedo para o conhecer, imaginem a tarefa de quem - como nós! - ambiciona admirar, em todo o seu esplendor, o vitral da sexualidade. Sonho megalómano? Seguramente. Mas não jurava esse magnífico Cyrano de Bergerac ser o combate mais belo quando inútil? Confessemos, sem dramas, que o puzzle - felizmente... - nunca estará completo. No entanto, a Sexologia vive na esperança de lhe descobrir alguns segredos. Para isso, precisa de não esquecer a sua vocação primeira: assumir o estatuto de porto de chegada dos vários olhares que se debruçam sobre a sexualidade e que estão dispostos a misturar os saberes adquiridos nas respectivas viagens. A Sexologia não é uma disciplina com metodologia própria, muito menos uma sub-especialidade da Medicina. Não; ela faz lembrar uma obra de arte colectiva, que ao mesmo tempo abriga o rigor científico e a intuição de gente muito diversa. Estes volumes seguem tal princípio: os autores provêm de vários ramos do conhecimento. A Sexologia aqui está, na sua obrigatória multidisciplinaridade. O vitral, esse, continua a desafiar-nos - irónico, solene, prazenteiro. Como convém...


  CATARINA SOARES   FONSECA, LIGIA   JULIO MACHADO VAZ   LIGIA FONSECA   SOARES, CATARINA   VAZ, JULIO MACHADO   CDU 613
15 Lynx  -  A SEXOLOGIA
A sexologia : perspectiva multidisciplinar / coord. de Lígia Fonseca, Catarina Soares e Júlio Machado Vaz . - Coimbra : Quarteto, 2003. - 335 p.. - , vol. 2
Se uma criança vira e revira um brinquedo para o conhecer, imaginem a tarefa de quem - como nós - ambiciona admirar, em todo o seu esplendor, o vitral da sexualidade. Sonho megalómano? Seguramente. Mas não jurava esse magnífico Cyrano de Bergerac ser o combate mais belo quando inútil? Confessemos, sem dramas, que o puzzle - felizmente... - nunca estará completo. No entanto, a Sexologia vive na esperança de lhe descobrir alguns segredos. Para isso, precisa de não esquecer a sua vocação primeira: assumir o estatuto de porto de chegada dos vários olhares que se debruçam sobre a sexualidade e que estão dispostos a misturar os saberes adquiridos nas respectivas viagens. A Sexologia não é uma disciplina com metodologia própria, muito menos uma sub-especialidade da Medicina. Não; ela faz lembrar uma obra de arte colectiva,que ao mesmo tempo abriga o rigor científico e a intuição de gente muito diversa. Estes volumes seguem tal princípio: os autores provêm de vários ramos do conhecimento. A Sexologia aqui está, na sua obrigatória multidisciplinaridade. O vitral, esse, continua a desafiar-nos - irónico, solene, prazenteiro. Como convém...


  CATARINA SOARES   FONSECA, LIGIA   JULIO MACHADO VAZ   LIGIA FONSECA   SOARES, CATARINA   VAZ, JULIO MACHADO   CDU 613
16 Lynx  -  FOGO SOBRE OS MÉDIA
Fogo sobre os média : informação, conhecimento e críticas em conflitos armados / coord. de José Manuel Pureza, coord. de Francisco Ferrándiz . - Coimbra : Quarteto, 2003. - 181 p.
Este livro reúne comunicações apresentadas em dois colóquios internacionais promovidos pela HumanitarianNet sobre a temática do relacionamento entre media e conflitos armados. A complexidade desse relacionamento está nestas páginas organizada em torno de três debates fundamentais: entre conhecimento e informação; entre direito à informação e manipulação da informação; e, finalmente, entre jornalismo de guerra e jornalismo para a paz. Este livro, partindo da noção de que a relação entre media e conflitos é problemática, é fundamentalmente um convite a um aprofundamento de uma discussão que há-de necessariamente envolver jornalistas, académicos, decisores políticos ou activistas.


  FERRANDIZ, FRANCISCO   FRANCISCO FERRANDIZ   JOSE MANUEL PUREZA   PUREZA, JOSE MANUEL   CDU 07
17 Lynx  -  ÁLCOOL, TABACO E JOGO
Álcool, tabaco e jogo : do lazer ao consumo de risco / coord. de Maria Isabel Clímaco e Luís Moura Ramos . - Coimbra : Quarteto, 2003. - 260 p.
O tabaco, o álcool e o jogo são actividades de lazer, mas susceptíveis de se tornarem consumos potencialmente perigosos, capazes de criarem habituação ou mesmo dependência. São ainda actividades a que se associam, com frequência, pesados custos sociais. Porque somos levados a consumir tais bens? Existe um limiar entre o uso e o abuso? Será que não estamos devidamente informados? Ou o excesso é apenas fruto de uma imaturidade ou de um comportamento irracional? Este livro pretende contribuir para uma reflexão alargada sobre estes comportamentos, uma vez que a sua explicação não se pode apoiar unicamente na racionalidade económica. Há que convocar outras áreas do conhecimento - a medicina, a psicologia, a sociologia... - para uma melhor compreensão de tais fenómenos. A informação e a aprendizagem dos consumidores parecem, então, ser peças chave da intervenção pública e, em particular, da prevenção.


  CLIMACO, MARIA ISABEL   LUIS MOURA RAMOS   MARIA ISABEL CLIMACO   RAMOS, LUIS MOURA   CDU 159.9   CDU 61
18 Lynx  -  COSTA, José de Faria
Direito penal económico / José de Faria Costa . - Coimbra : Quarteto, 2003. - 128 p.
Chegados aqui, urge tecer algumas considerações finais. A primeira prende-se com a singela ideia de que se há uma área, um domínio da incriminação que mereça ser considerado como autónomo e que mereça, do mesmo passo, a qualificação de disciplina autónoma esse será, em nossa opinião, o domínio da criminalidade económica, do direito penal económico. De facto, temos para nós que o direito penal económico não é um mero nomen e que uma das provas da sua existência como disciplina se pode encontrar na persistência da sua importância mas sobretudo enquanto lugar privilegiado onde nasceu uma das mais singulares, sugestivas e determinantes questões dos últimos anos atinentes ao direito penal: a problemática da responsabilidade penal das pessoas colectivas.


  COSTA, JOSE DE FARIA   JOSE DE FARIA COSTA   CDU 34
19 Lynx  -  QUERO-TE
Quero-te : psicologia da sexualidade / Eduardo Sá [et al.] . - Coimbra : Quarteto, 2003. - 150 p.
Aborda vários temas relacionados com a sexualidade tais como: "Morrer de Amor"; A sexualidade, os Media e a Infância.


  CAETANO, J. A. MACHADO   CLARICE MONTEIRO   CORDEIRO, MARIO   EDUARDO SA   FELIX, JOSE   FILOMENA GASPAR   GASPAR, FILOMENA   GONCALVES, RUI ABRUNHOSA   ISABEL STILWELL   J. A. MACHADO CAETANO   JORGE SA SILVA   JOSE FELIX   JOSE MORGADO   LABORINHO LUCIO   LIMA, MARGARIDA PEDROSO   LUCIO, LABORINHO   MARGARIDA PEDROSO LIMA   MARIO CORDEIRO   MASCARENHAS, OSCAR   MIGUEL RICOU   MONTEIRO, CLARICE   MORGADO, JOSE   OSCAR MASCARENHAS   PRAZERES, VASCO   RICOU, MIGUEL   RUI ABRUNHOSA GONCALVES   SA, EDUARDO   SILVA, JORGE SA   STILWELL, ISABEL   VASCO PRAZERES   CDU 159.9
20 Lynx  -  MATOSO, António
Dicionário da gramática da língua portuguesa / António Matoso . - Coimbra : Quarteto, 2003. - 290 p.
Este Trabalho não é uma gramática. Muito pelo contrário, o seu uso pressupõe o complemento de uma boa gramática para cuja consulta aponta pistas e traça caminhos. Não é, tão pouco, um trabalho em profundidade destinado a especialistas, como facilmente se perceberá. A sua elaboração efectuou-se a pensar sobretudo no leitor apenas interessado em conhecer um pouco melhor a sua língua buscando mais o como que o porquê. Não desce, portanto, a pormenores de interesse restrito o que, de modo algum, significa menor rigor.


  ANTONIO MATOSO   MATOSO, ANTONIO   CDU 03   CDU 8

Resultado  
 20 seguintes  Fim
Formato  Criar ficheiro de texto
 Ver registos seleccionados
 Versão para imprimir
 Abreviar as referências
 Enviar por email
   Fazer nova pesquisa

Powered by SIRIUS

Escaparate é um serviço da BookMARC para a comunidade do livro