Início
Títulos por editor: Mar da Palavra
Foram encontrados 13 registos

              Fazer nova pesquisa
1 Lynx  -  LEAL-ANTUNES, Jessi
Nós, os gatos / Jessi Leal-Antunes . - Coimbra : Mar da Palavra, 2005. - 16 p
Nós, os gatos procura, na opinião da autora, mostrar a verdadeira personalidade de um felino. O gato desta pequena obra para a infância é quase um anti-herói, pois não tem poderes especiais nem é ajudado por seres incríveis. Faz parte do nosso quotidiano e tenta apenas sobreviver, "mesmo quando não é lá muito bonzinho", dia a sua criadora, que lhe atribui "uma grande carga de ingenuidade e de humor".


  JESSI LEAL-ANTUNES   LEAL-ANTUNES, JESSI   CDU 82-92
2 Lynx  -  PIEDADE, António
Íris científica / António Piedade . - Coimbra : Mar da Palavra, 2005. - 102 p.. - (Ilhas do Espanto)
Íris científica é um livro que reúne algumas crónicas (ou artigos) de divulgação científica que o bioquímico escreveu, ao longo de 2004, na secção "Temas de Domingo" do Diário de Coimbra. A sequência escolhida para os textos pretende ser um caminho que transporte o leitor por diversas paisagens científicas. Partindo de um momento interior e antigo, abre-se progressivamente a janela da íris para contemplar o universo longínquo - e que nos acolhe - com o espanto mágico da vida. Ou seja, com esta obra, convida-se o leitor a navegar pelo que desconhecemos e a encontrar, aqui e acolá, ilhas onde o espanto nos engrandece com conhecimento científico. Com uma escrita simples e cativante, mas que mantém "critérios de rigor metodológico e de isenção científica", este livro pretende ser um contributo para divulgar a cultura científica e mostrar que ela está ao alcance de todos.


  ANTONIO PIEDADE   PIEDADE, ANTONIO   CDU 576
3 Lynx  -  MABROUK, Ana Paula
Alfabeto no feminino / Ana Paula Mabrouk . - Coimbra : Mar da Palavra, 2005. - 108 p.. - (Cais da Ficção)
Alfabeto no feminino é um livro que conta histórias de mulheres para um público de diferente constituição genética. Apresenta-se como uma obra despretensiosa e desassombrada que nos transporta a várias realidades e a diferentes estratos sociais e tipos de mulheres. De fácil leitura, cada história ocupa pouco espaço, na esteira das Kurzgeschichten alemãs do pós-Segunda Guerra Mundial. Desde a Ana até à Zulmira, percorremos um alfabeto, no feminino, de estórias que todos os dias nos rodeiam mas que, tantas vezes, nos passam ao lado.


  ANA PAULA MABROUK   MABROUK, ANA PAULA   CDU 82-3
4 Lynx  -  SERRA, Joaquim Manuel Pinto
Estas aparências que nos doem : contos / Joaquim Manuel Pinto Serra . - Coimbra : Mar da Palavra, 2004. - 78 p.


  JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA   SERRA, JOAQUIM MANUEL PINTO   CDU 82-3
5 Lynx  -  VILHENA, António
Diálogos de rosa e espada / António Vilhena . - Coimbra : Mar da Palavra, 2004. - 78 p.
Esta obra é constituída por um conjunto de 23 crónicas que se apresentam como retratos do quotidiano, onde as emoções são a matéria-prima. A matriz psicológica dos textos aqui reunidos tem como referencial topográfico e cultural a sociologia alentejana. Neste quadro, o corpus do livro insinua-se num diálogo perante o existencialismo no dealbar da sociedade contemporânea, indo beber à inquietação cultural de um "Alentejo profundo", com reflexos na diáspora criativa do País. Ao assumir a feição de crónica, cada texto de António Vilhena,privilegia a sugestão dos ambientes e a visão humanizada da realidade, mas também dá vez à polémica e à denúncia, na certeza de que "um homem livre não pensa na morte, enaltece a própria vida, oferece flores".


  ANTONIO VILHENA   VILHENA, ANTONIO   CDU 82-94
6 Lynx  -  REVEZ, António Manuel
Maravilhoso mundo novo / António Manuel Revez . - Coimbra : Mar da Palavra, 2004. - 68 p.
A peça "Maravilhoso Mundo Novo", não nos transporta exclusivamente para um mundo difuso da informação, mas dá-nos a possibilidade de antever (ou, mesmo, de rever) algumas vivências do pesadelo orweiliano. As dez personagens deste drama - também em potência no nosso quotidiano - poderão representar as nossas próprias realidades e incertezas, simultaneamente manipuladoras e coagidas por um qualquer Homem da Gravata Vermelha, nem sempre ao jeito do modelo imaginado para o Big Brother de George Orwell, porque mais próximo do totalitarismo definido por Huxiey. Ao agarrar no conceito de "amor" (que, aqui, não aparece como sinónimo de "Soma", que era o nome da droga da felicidade inventada por Aldous Huxiey, no referente romance "Admirável Mundo Novo"), António Revez identifica um universo onde a difusão informativa cria um atalho para a passividade e para o egocentrismo. Na voz do Homem l, "todos dizem que precisam de amor, de amor. Que em tempos as pessoas se bastavam com o amor, e lutavam pelo amor. Alguém me sabe dizer o que é o amor?". Num mundo inquieto e, por isso, mutável, a mudança de mentalidades influencia na reviravolta das relações sociais. Daí que haja, algures, um homem de gravata vermelha capaz de impedir a possibilidade de êxito de um mundo realmente solidário, como o sonhado pelo "Bispo vermelho" Dom Hélder Câmara. No texto "Maravilhoso Mundo Novo", persiste a crítica aos modelos oligárquicos que se podem gerar no seio das organizações colectivas. Até que ponto as lutas pelo poder não tomam as pessoas cúmplices? Porque, nessas circunstâncias, não é nítida a democracia interna, a insurreição, quase sempre, paga-se cara. O futuro é também a conjuntura que nos sucede. Por conseguinte, a mensagem reconquistada por António Revez é a de que nos cabe dar conteúdo e melhor sentido ao nosso mundo. Sem intenções moralistas, renasce a ideia de que o Homem, afinal, é a medida de todas as coisas.


  ANTONIO MANUEL REVEZ   REVEZ, ANTONIO MANUEL   CDU 82-2
7 Lynx  -  BREDA, Lurdes
O misterioso falcão de jalne / Lurdes Breda . - Coimbra : Mar da Palavra, 2004. - 82 p.
"O misterioso falcão de jalne" é um texto em que Lurdes Breda, pela sobriedade dos recursos que utiliza, desenvolve um discurso narrativo ou relato ficcional de uma categoria entre o conto e o romance. De dimensão intermédia, este livro - que não é propriamente uma novela, atendendo à quantidade das personagens e à variedade das intrigas e menor complexidade do enredo - caracteriza-se por uma estratégia narrativa e discursiva bastante directa e sem intenção de aprofundar a análise psicológica das suas personagens.?É contudo, um original muito próximo da novela de aventura ou de acção, embora também apresente traços picarescos e sentimentais (tendo em conta os principais sujeitos dessa acção: Raul, Alice e Kahil), bem como referências de índole social e de costumes (já que o enredo se anima num espaço rural português onde se cruzam vivências e experiências orientais, sobretudo indianas).


  BREDA, LURDES   LURDES BREDA   CDU 82
8 Lynx  -  CARVALHO, Artur Manuel Martins de
Percursos de vida desportiva : uma ajuda para pais, educadores e treinadores / Artur Manuel Martins de Carvalho . - Coimbra : Mar da Palavra, 2004. - 116 p.
Este livro, agora apresentado por Artur Manuel Martins de Carvalho, é mais uma ajuda para enfatizar o apreço que um ser humano em formação nos merece. E o autor consegue-o, estruturando a exposição e ajustando a caracterização da educação desportiva e dos seus estádios evolutivos, englobando-os na terminologia mais vasta da "vida desportiva". Ao fazê-lo, era evidente que teria de se deter na educação, na motricidade, na psicologia e na sociologia... Fê-lo abordando alguns "traços de motivação, de personalidade e de ansiedade, os quais, numa percentagem acentuada, são muitas vezes esquecidos, quer na exigência de resultados desportivos quer nas idades em que os sucessos competitivos são o menos importante.


  ARTUR MANUEL MARTINS DE CARVALHO   CARVALHO, ARTUR MANUEL MARTINS DE   CDU 37
9 Lynx  -  SOUSA, João Tiago
Costa Brochado : um intelectual orgânico do regime salazarista / João Tiago Sousa . - Coimbra : Mar da Palavra, 2004. - 192 p.


  JOAO TIAGO SOUSA   SOUSA, JOAO TIAGO   CDU 93
10 Lynx  -  ANDRÉ, Marta
João bola de sabão / Marta André, il. de Sofia Machado dos Santos . - Coimbra : Mar da Palavra, 2004. - 16 p.. - (Gato Pardo)


  ANDRE, MARTA   MARTA ANDRE   SANTOS, SOFIA MACHADO DOS   SOFIA MACHADO DOS SANTOS   CDU 82-93
11 Lynx  -  SOUSA, João Tiago
A medicina forense em Portugal : contributo para o estudo da criminalidade em Coimbra (1899-1917) / João Tiago Sousa . - Coimbra : Mar da Palavra, 2003. - 72 p.
Este livro pretende ser um contributo para o estudo da criminalidade em Coimbra entre os anos 1899 e 1917, anos de fundação e criação dos Institutos de Medicina Legal no País. O presente estudo começa com uma pespectiva histórica da Criminologia, enquanto ciência, para posteriormente dar vez à análise da criação do Instituto de Medicina Legal de Coimbra e ao movimento dos serviços da Morgue e dos crimes a ela associados. Trata-se de uma obra para a generalidade dos leitores, especialmente para as pessoas que se interessam pela temática da criminalidade e, como estudo histórico que é, permite estabelecer analogias e pontes com a actualidade.


  JOAO TIAGO SOUSA   SOUSA, JOAO TIAGO   CDU 340.6
12 Lynx  -  FERNANDES, Teresa Sousa
A Dolores e o taxista ou... a Joana e os homens / Teresa Sousa Fernandes . - Coimbra : Mar da Palavra, 2003. - 76 p.
Neste livro, como nos que o precederam, a autora descreve-nos de forma simples e directa situações da vida real que identifica, mercê da sua permanente observação crítica e capacidade de entrega aos problemas dos outros, enquanto passariam ao lado delas. A perspectiva muitas vezes original como as encara e tenta colaborar na sua resolução revela-nos a sua capacidade de entrega apaixonada àquilo e àqueles que escolhe, tornando a sua obra comovente e de leitura muito agradável. (David Rebelo)


  FERNANDES, TERESA SOUSA   TERESA SOUSA FERNANDES   CDU 82-3
13 Lynx  -  BREDA, João
Fundamentos de alimentação, nutrição e dietética / João Breda . - Coimbra : Mar da palavra, 2003. - 160 p.
Este livro pretende fornecer alguns conhecimentos elementares nos domínios da Alimentação e da Nutrição, bem como acerca dos grupos de nutrimentos e de alimentos, tendo em vista uma alimentação equilibrada ao longo do ciclo de vida e ajustada a situações patológicas particulares. Trata-se de uma obra para a generalidade dos leitores, especialmente para as pessoas que se interessam pela alimentação humana e que pretendem dispor de informações básicas sobre esta matéria, sobretudo os estudantes das áreas da Alimentação, da Nutrição, das Ciências da Saúde e da Hotelaria, entre outros.


  BREDA, JOAO   JOAO BREDA   CDU 641.64

Resultado  
 
Formato  Criar ficheiro de texto
 Ver registos seleccionados
 Versão para imprimir
 Abreviar as referências
 Enviar por email
   Fazer nova pesquisa

Powered by SIRIUS

Escaparate é um serviço da BookMARC para a comunidade do livro