Início
Títulos por editor: Fim de Século
Foram encontrados 20 registos

              Fazer nova pesquisa
1 Lynx  -  MARINA, José Antonio
Dictame sobre Deus / José Antonio Marina, trad. de Pedro Santa Maria de Abreu . - Lisboa : Fim de Século, 2004. - 292 p.. - (Margens)
"Há demasiadas pessoas dispostas a viver, morrer ou matar pela religião. A minha ambição é limitada. Não pretendo descobrir os arcanos do Universo, mas apenas responder a três perguntas: 1. Podemos saber alguma coisa ao certo sobre a existência de Deus? 2. Se não existisse esse objecto cultural no nosso entorno, inventá-lo-íamos agora? Inventaríamos a palavra "Deus" se a não tivéssemos? Porquê? 3. É inteligente, hoje em dia, ser religioso? Para fazer o meu trabalho com seriedade, tentei informar-me bem - o que é laborioso, mas fácil - e sem me deixar levar por preconceitos - o que é, ao invés, muito complicado. Como em outras ocasiões, fiz o possível para me tornar um extraterrestre que, cheio de boas intenções e empenhado em conhecer, se aproxima para observar respeitosa e atentamente os seres humanos e as suas criações." In "Introdução".


  ABREU, PEDRO SANTA MARIA DE   JOSE ANTONIO MARINA   MARINA, JOSE ANTONIO   PEDRO SANTA MARIA DE ABREU   CDU 2
2 Lynx  -  BOUDIEU, Pierre
Questões de sociologia / Pierre Boudieu . - Lisboa : Fim de Século, 2004. - 292 p.. - (Margens)
São os seus "segredos de profissão", as suas "receitas de fabricação", que Pierre Bourdieu livra neste texto: agrupando o conjunto das respostas que tem feito, em conferenciais, colóquios, intervenções ou entrevistas, às principais questões que levanta a Sociologia. Assim, de uma forma directa e nuanciada, o autor oferece as suas reflexões sobre o método e os conceitos fundamentais da sua sociologia, sobre os problemas epistemológicos e filosóficos que suscita a ciência social, no mesmo tempo que novas analises sobre a cultura e a politica, o desporto e a literatura, a linguagem e a música... Dando acesso ao trabalho sociológico no momento que está a ser feito, o autor convida o leitor, não a identificar-se a um "pensamento já todo pensado", mas sim a poder apropriar-se de um método de pensar.


  BOUDIEU, PIERRE   PIERRE BOUDIEU   CDU 301
3 Lynx  -  ZAMBRANO, María
Pessoa e democracia / María Zambrano . - Lisboa : Fim de Século, 2004. - 176 p.. - (Caleidoscópio)


  MARIA ZAMBRANO   ZAMBRANO, MARIA   CDU 1
4 Lynx  -  VERMEULEN, Hans ; GOVERS, Gora
Antropologia da etnicidade / Hans Vermeulen, Gora Govers . - Lisboa : Fim de Século, 2004. - (Antropológica)
As comunicações publicadas neste volume foram apresentadas durante a conferência Antropologia da Etnicidade que teve lugar em Dezembro de 1993 em Amesterdão, tendo como objectivo principal rever, de forma crítica, os desenvolvimentos registados neste mesmo campo desde a publicação de Ethnic groups and boundaries de Barth, em 1969. [...] O presente volume, contudo, pode ser lido como um tributo e uma resposta crítica à obra de Barth sobre etnicidade, confirmando a sua relevância de um modo talvez ainda mais convincente. [...] Embora muitos outros investigadores das Ciências Sociais tenham desempenhado um papel fundamental nestas mudanças, poucas dúvidas existem sobre o papel essencial que a abordagem de Barth em Ethnic groups and boundaries tem vindo a desempenhar. Mais do que qualquer outro texto, este último tornou-se um marco simbólico das mudanças para as quais contribuiu substancialmente, sendo considerado, desde cedo, um clássico.


  GORA GOVERS   GOVERS, GORA   HANS VERMEULEN   VERMEULEN, HANS   CDU 572
5 Lynx  -  AUGÉ, Marc
Diário de guerra / Marc Augé . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 68 p.. - (Entre Vistas)
O atentado de 11 de Setembro de 2001 tem sido abundantemente glosado. Mas este acontecimento, este "acontecimento-mutação" que transforma os pontos de referência e os critérios, obriga-nos a repensar algumas categorias gerais de uso corrente (o próprio acontecimento, a colonização e a descolonização, a política interna e externa, a religião), para tentarmos compreender o que se passa e o que estamos a viver, para resistirmos ao fluxo impetuoso das evidências programadas e retomarmos o fôlego sem perder a lucidez.


  ABREU, PEDRO SANTA MARIA DE   AUGE, MARC   MARC AUGE   PEDRO SANTA MARIA DE ABREU   CDU 1   CDU 301   CDU 32
6 Lynx  -  DELEUZE, Giles
Conversações / Gilles Deleuze . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 248 p.. - (Entre Vistas)


  ABREU, PEDRO SANTA MARIA DE   DELEUZE, GILES   GILES DELEUZE   PEDRO SANTA MARIA DE ABREU   CDU 1   CDU 301   CDU 32
7 Lynx  -  BOLAFI, Angelo ; MARRAMAO, Giacomo
Fragmento e sistema : o conflito-mundo de Sarajevo a Manhattan / Angelo Bolaffi, Giacomo Marramao . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 144 p.. - (Entre Vistas)
Uma abordagem filosófica, um diálogo vivo, fazem deste texto um instrumento original para aceder a um pensamento ainda em construção, a uma reflexão ligada aos fluxos da actualidade e às expec-tivas de um porvir incerto: dois filósofos italianos perante a dificuldade de sermos confrontados com o caos em que vivemos e a necessidade absoluta de reflectir sobre o futuro. O diálogo põe no centro a natureza paradoxal do nosso presente enquanto "tempo suspenso", entre o já-não da velha ordem e o ainda-não de uma ordem nova que não se consegue adivinhar. Através de uma confrontação cerrada, que não renuncia a interromper o curso da discussão filosófica com pontuais referências à actualidade política e à História, os autores assumem as questões do tempo presente.


  ANGELO BOLAFI   BOLAFI, ANGELO   GIACOMO MARRAMAO   MARRAMAO, GIACOMO   CDU 1   CDU 301   CDU 32
8 Lynx  -  SAVATER, Fernando
Contra as pátrias / Fernando Savater, trad. de Pedro Santa María de Abreu . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 204 p.. - (Entre Vistas)


  ABREU, PEDRO SANTA MARIA DE   FERNANDO SAVATER   PEDRO SANTA MARIA DE ABREU   SAVATER, FERNANDO   CDU 1   CDU 301   CDU 32
9 Lynx  -  DIREITO PENAL INTERNACIONAL PARA A PROTECÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Direito penal internacional para a protecção dos direitos humanos : Simpósio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Goethe-Institut de Lisboa . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 240 p.. - (Direito)
Todos nós somos a favor da defesa dos Direitos Humanos e apoiamos o julgamento e a punição de quem cometa crimes contra a Humanidade. Devido à criação de um Tribunal Penal Internacional a consagração dos Direitos Humanos parece finalmente salvaguardada. Existe assim, aparentemente, um autêntico consenso quanto à universalidade dos Direitos Humanos. No entanto, as opiniões são divergentes no que diz respeito à existência de um Tribunal Penal Internacional e à eficácia do Direito que este pretende fazer cumprir.


  CDU 34
10 Lynx  -  CASTILLA DEL PINO, Carlos
Teoria dos sentimentos / Carlos Castilla del Pino . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 432 p.. - (Margens)
O autor oferece-nos um ensaio que não só é considerado como uma referência na sua especialidade mas que se dedica também a explorar um tema de grande riqueza que nos diz respeito a todos: a afectividade e o mundo dos sentimentos. Neste minucioso e apaixonante tratado é abordada, numa linguagem transparente mas rigorosa, uma das dimensões fundamentais do ser humano.


  CARLOS CASTILLA DEL PINO   CASTILLA DEL PINO, CARLOS   CDU 159.9
11 Lynx  -  PEREIRA, Isabel Margarida
Psicanálise de uma criança : uma visão clínica de um caso de autismo secundário / Isabel Margarida Pereira, pref. de Pedro Luzes . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 176 p. + caderno de desenhos a cor. - (Margens)
Uma edição original pelo facto de permitir uma percepção íntima e concreta dos processos terapêuticos. No meio psicanálitico é raro poder, assim, ter acesso ao desenrolar das sessões, ao funcionamento mesmo dos princípios da interpretação e das ligações que se estabelecem entre o paciente e o analista.


  ISABEL MARGARIDA PEREIRA   LUZES, PEDRO   PEDRO LUZES   PEREIRA, ISABEL MARGARIDA   CDU 159.9
12 Lynx  -  SOCZKA, Luis
A companhia dos lobos : o imperativo da vinculação / Luis Soczka, pref. de António Bracinha Vieira . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 248 p.


  ANTONIO BRACINHA VIEIRA   LUIS SOCZKA   SOCZKA, LUIS   VIEIRA, ANTONIO BRACINHA   CDU 82-4
13 Lynx  -  HELENO, José Manuel
Fascínio e perturbação : sobre a perfeição e a realidade / José Manuel Heleno . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 156 p.
Nesta obra, o autor experimenta uma nova escrita ensaísta. Para além dos conceitos filosóficos de referência e de uma construção original de formas do pensamento, o autor apropria-se de uma inovadora experiência de ficção. No intuito de repensar a filosofia e a literatura, confluem na obra paisagens imprevisíveis. Numa primeira parte, Da perfeição, "convoca" os pensadores de referência (Santo Anselmo, Barthes, Espinosa, Kant, Wittgenstein,...) numa perspectiva didáctica de abordagem de uma definição do conceito de Perfeição e das ligações estabelecidas com uma certa concepção da realidade. O segundo capítulo, "Ler", entra de uma forma estilisticamente mais literária num pensamento que prolonga as expectativas pressentidas de maneira surpreendente. Enquanto no terceiro momento do livro, "Coisas", arrisca-se uma demonstração ficcional do tema, desenvolvido no próprio texto, como novo objecto de experiência romanesca.


  HELENO, JOSE MANUEL   JOSE MANUEL HELENO   CDU 159.9
14 Lynx  -  SÁ, Eduardo
Textos com psicanálise / Eduardo Sá, pref. de Jaime Milheiro . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 260 p.


  EDUARDO SA   JAIME MILHEIRO   MILHEIRO, JAIME   SA, EDUARDO   CDU 159.9
15 Lynx  -  BARICCO, Alessandro
Next : pequeno livro sobre a globalização e sobre o mundo que virá / Alessandro Baricco, trad. de António Rocha . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 88 p.
Será globalização? Alessandro Baricco parte deste ponto. E questiona-se com a simplicidade que convém usar com os fenómenos complexos. O que é que se entende por globalização? Será apenas um slogan? Será um paraíso inevitável ou um inferno anunciado? Será do género do Iluminismo ou da Revolução Industrial? Porá em movimento ideias que alteram o curso dos acontecimentos ou produzirá acontecimentos que alteram o nosso modo de pensar? Baricco põe à prova definições incertas, exemplifica, imagina, relata, e vai desenrolando um fio de pensamentos que nos reconduzem à questão. Que nos reconduzem a um "problema que nos diz respeito a todos". À iminência dos trabalhos que nos esperam.


  ALESSANDRO BARICCO   ANTONIO ROCHA   BARICCO, ALESSANDRO   ROCHA, ANTONIO   CDU 159.9
16 Lynx  -  HEIDEGGER, Martin
O conceito de tempo / Martin Heidegger, trad., pref. e notas de Irene Borges-Duarte . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 96 p. . - edição bilingue.
Pela primeira vez publicada em português em edição bilingue, a conferência "O Conceito de Tempo", na sua versão reconstituída com base em rascunhos de dois dos assistentes, foi proferida em 25 de Julho de 1924, ante uma assembleia basicamente constituída por estudantes e professores da Faculdade de Teologia da Universidade de Marburgo. Este texto foi publicado pela primeira vez na sua língua original como motivo da celebração, em 1989, do centenário de nascimento do pensador. Hartmut Tietjen, responsável por essa primeira edição alemã, aqui reproduzida, dá a conhecer no Epílogo as características e vicissitudes do texto e da sua reconstituição.


  BORGES-DUARTE, IRENE   HEIDEGGER, MARTIN   IRENE BORGES-DUARTE   MARTIN HEIDEGGER   CDU 159.9
17 Lynx  -  MARTINHO, José
Ditos II : conferências psicanalíticas / José Martinho . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 152 p.
"Os textos aqui reunidos prolongam os Ditos publicados pela Fim de Século em 1999. A razão da série é a mesma: mais vale publicar obras incompletas do que passar a vida a refazê-las. O 'retorno a Freud' promovido por Lacan era a palavra de ordem que militava ao longo do primeiro livro pela verdadeira psicanálise, ainda no tom característico dos grandes combates do século xx. O presente volume €àque compila coisas que disse desde 1999 até Julho de 2002 €àvai-se instalando decididamente no século xxi. O 'retorno a Freud' é lido finalmente como uma paródia, e a reconquista do campo freudiano dará lugar a uma preocupação relativa à reunificação dos psicanalistas, nesta nossa época agitada por grandes e pequenos terrorismos." in capítulo intitulado "A Razão da Série" da presente edição.


  JOSE MARTINHO   MARTINHO, JOSE   CDU 159.9
18 Lynx  -  SÁ, Eduardo
Psicologia do feto e do bebé / Eduardo Sá. - 3ª edição, revista . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 132 p.


  EDUARDO SA   SA, EDUARDO   CDU 159.9
19 Lynx  -  LEAL, Maria Rita Mendes
A psicoterapia como aprendizagem : um processo dinâmico de transformação / Maria Rita Mendes Leal. - 2ª edição . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 196 p.
"Os conhecimentos que hoje temos da vida psicológica da criança e do adulto humano levam-nos a encarar os problemas da adaptação pessoal, frente às vicissitudes do dia a dia, de modo bem diferente do que acontecia no tempo dos nossos avós. O sofrimento psicológico não tem, hoje, a conotação de fraqueza (desprezível...). O profissional de psicologia que deseja ajudar alguém a encontrar o caminho para promover dentro de si mesmo o seu potencial humano e que, numa linha de isenção pessoal, assume o compromisso de acompanhar pessoas na difícil busca de liberdade e de realidade interiores, irá ver iluminarem-se territórios inesperados."


  LEAL, MARIA RITA MENDES   MARIA RITA MENDES LEAL   CDU 159.9
20 Lynx  -  SÁ, Eduardo
Psicologia dos pais e do brincar / Eduardo Sá. - 4ª edição, revista . - Lisboa : Fim de Século, 2003. - 96 p.
Neste livro, na sua versão revista, "deixo subentendido que, para mim, o objecto da psicologia é o pensamento e, sendo assim, pensar faz-se de momentos de magia, de pesadelos e de angústias, de aventuras, de desencontros, e de silêncios. Então: pensar não é ter pensamentos, mas entendê-los no que eles têm de inefável. Desse modo, pensar a partir dos bebés e das crianças é reencontrarmo-nos a partir deles, no que o pensamento tem de essencial, com a consciência de que os pais e o brincar sustentam, para sempre, o crescimento." No capítulo "A lua está no céu a fazer estrelas" da presente edição.


  EDUARDO SA   SA, EDUARDO   CDU 159.9

Resultado  
 
Formato  Criar ficheiro de texto
 Ver registos seleccionados
 Versão para imprimir
 Abreviar as referências
 Enviar por email
   Fazer nova pesquisa

Powered by SIRIUS

Escaparate é um serviço da BookMARC para a comunidade do livro