Início
Títulos por editor: Cavalo de Ferro
Foram encontrados 47 registos

              Fazer nova pesquisa
1 Lynx  -  CHRISTENSEN, Lars Saabye
Meio-irmão / Lars Saabye Christensen, Trad. De Sissel Cardona . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2007. - 624 p.
«Meio-irmão» é um romance épico verdadeiramente envolvente sobre a vida de quatro gerações numa família marcadamente invulgar. No centro da trama está Fred, o boxeur, e o seu irmão mais novo, Barnum. Os dois são meio-irmãos muito unidos, mas radicalmente diferentes. Barnum é filho de um trambiqueiro disfarçado de vendedor itinerante. Quanto ao pai de Fred, ninguém o conheceu, a sua mãe foi violada por um desconhecido no sótão do seu prédio. É Barnum quem vai desfiando as peripécias e lembranças dos seus parentes numa tentativa de superar a sua crise pessoal. Criado no meio das excentricidades das quatro gerações da sua família, ele mergulha na história da família para dali retirar inspiração para os guiões de cinema que escreve, e procurar um sentido para a sua própria vida.


  CARDONA, SISSEL   CHRISTENSEN, LARS SAABYE   LARS SAABYE CHRISTENSEN   SISSEL CARDONA   CDU 82-3
2 Lynx  -  CASARES, Adolfo Bioy
Plano de evasão / Adolfo Bioy Casares, Trad. De Sofia Castro Rodrigues e Virgílio Tenreiro Viseu . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2007. - 128 p.
A ilha-prisão onde Henrique Nevers desembarca um dia para ali exercer o cargo de administrador assemelha-se a um estranho purgatório que parece conduzir a um ainda mais misterioso inferno.Mas porque desembarcou ele aqui? Que secretos acontecimentos o empurraram para esta sua decisão abandonando a mulher que ama? A sua existência nesta penitenciária não será ela apenas uma imagem de uma outra existência? E que pretende verdadeiramente Castel, o todo-poderoso e maquiavélico governador desta ilha do diabo com quem desde o primeiro dia trava um involuntário duelo mental? Que experiências leva a cabo e qual o seu plano secreto para os prisioneiros? A revelação final, atingida através de vislumbres parciais e mortes furtivas, lança uma inesperada luz sobre o destino de todos os personagens.Bioy Casares escreve com este livro aquela que é reconhecida como uma das narrativas mais importantes da literatura hispânica do século XX.


  ADOLFO BIOY CASARES   CASARES, ADOLFO BIOY   RODRIGUES, SOFIA CASTRO   SOFIA CASTRO RODRIGUES   TENREIRO, VIRGILIO   VIRGILIO TENREIRO   CDU 82-3
3 Lynx  -  LAGERLÖF, Selma
O tesouro / Selma Lagerlöf, Trad. De Liliete Martins . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2007. - 112 p.
O Senhor Arne fora um dos homens mais ricos e mais respeitados da região. Contudo foi tragicamente morto juntamente com todos os seus criados e uma sobrinha com menos de catorze anos. A velha mansão de família foi incendiada e o tesouro foi levado. A única sobrevivente foi a jovem orfã Elsalill que vivia com a sobrinha do Senhor Arne mas que não se lembra do que sucedeu. Na pequena cidade costeira, os habitantes perguntam-se o que se passa com a natureza, estamos quase no Verão e o mar continua gelado. Três nobres viajantes esperam que o seu barco desencalhe para partir com o seu misterioso baú. Um deles, um homem elegante e bem vestido, reconhece a jovem Elsalill que tinha começado a trabalhar na estalagem. Elsalill não se lembra deste homem e entre eles nascem emoções fortes e inesperadas...


  LAGERLOF, SELMA   LILIETE MARTINS   MARTINS, LILIETE   SELMA LAGERLOF   CDU 82-3
4 Lynx  -  BENEDETTI, Mario
A trégua / Mario Benedetti . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2007. - 168 p.
«A trégua» é considerado o romance emblemático da literatura sul-americana e uma das histórias de amor mais comoventes da literatura moderna. Em Buenos Aires, dois amantes vivem um amor que transgride todas as convenções sociais. Martín Santomé é viúvo há mais de vinte anos e praticamente criou os filhos sozinho. Confidencia ao seu diário que se sente cansado de um quotidiano sedentário no escritório e que de dia para dia agravam-se os conflitos geracionais com os seus filhos. O seu único alento é a reforma, para a qual faltam seis meses e vinte e oito dias. Tudo muda quando surge uma nova colega, Laura Avellaneda, num escritório contíguo ao seu -o seu corpo, a sua boca grande, as suas pernas lindas- e só assim se atenua a obsessão de Martín centrada nos vinte e oito dias. Martín descobre pela primeira vez o amor com a jovem e vigorosa Laura. Superando todos os convencionalismos e transgredindo as circunstâncias impostas pela diferença de idades, os dois amantes revitalizam sentimentos e enfrentam os riscos dessa relação amorosa: Martín e Laura vivem profundamente o seu momento no qual se inscreve o sentido da eternidade. Romance emblemático dos anos 60, que continua vivo e a ser um testemunho psicológico e social comovente.


  BENEDETTI, MARIO   MARIO BENEDETTI   CDU 82-3
5 Lynx  -  SINGH, Khushwant
Comboio para o Paquistão / Khushwant Singh, Trad. De Nuno Batalha . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2007. - 160 p.
Mano Majra é uma povoação numa zona remota de fronteira, onde sikhs e muçulmanos viveram juntos e em paz ao longo de séculos. Mas tudo muda quando um dia, no fim do Verão, aparece o "comboio fantasma". A sua carga silenciosa anuncia um período de sombras e de discórdia e traz consigo a ameaça da guerra à tranquilidade idílica da aldeia. A semente do ódio está lançada e Mano Majra não será mais a mesma. No entanto, é neste cenário ameaçador que irrompe na aldeia o namoro entre Jugga, um jovem sikh que passa a vida a entrar e sair da prisão local e de Nooran, a filha do mullah. Uma história de amor impossível que transcende tudo e todos, um «Romeu e Julieta» indiano. Neste livro, que lançou o seu nome a nível internacional, Khushwant Singh serve-se da sua brilhante prosa para denunciar um dos mais esquecidos e sangrentos episódios da história da humanidade: o fim do colonialismo inglês na Índia e criação do novo estado do Paquistão. Uma história brutal com repercussões que duram ainda nos dias de hoje...


  BATALHA, NUNO   KHUSHWANT SINGH   NUNO BATALHA   SINGH, KHUSHWANT   CDU 82-3
6 Lynx  -  O'CONNOR, Flannery
Sangue sábio / Flannery O'Connor, Trad. De Nuno Batalha . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2007. - 184 p.
«Sangue sábio» narra a história do jovem Hazel Motes, desmobilizado do serviço militar e profundamente mudado, regressa a casa, ao Sul profundo e evangélico dos Estados Unidos. Aí vai encontrar a sua família em ruínas. Uma vez estabelecido, inicia uma desesperada batalha espiritual contra o fanatismo religioso da comunidade e em particular contra Asa Hawkes, o pastor "cego" e a sua filha adolescente e degenerada. Convicto da sua fuga a Deus, acaba por fundar a sua própria religião: "A Igreja Sem-Cristo", uma decisão irónica e trágica sobre a qual se move esta narrativa extraordinária!


  BATALHA, NUNO   FLANNERY O'CONNOR   NUNO BATALHA   O'CONNOR, FLANNERY   CDU 82-3
7 Lynx  -  PROULX, E. Annie
Crimes do acordeão / E. Annie Proulx, Trad. De Luís Coimbra . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2007. - 464 p.
O romance da América que cruza todo o continente ao longo de um século. Na América da multiculturalidade o acordeão vai passar pela mão de sucessivas gerações de imigrantes. A música do acordeão torna-se a voz das suas fantasias, tristezas e exuberâncias. São imigrantes que pagam um preço para poderem pertencer à sociedade americana. Abdicam da sua identidade, nome e cultura, sofrem o ódio étnico, o desprezo dos seus próprios filhos, vivem o crime mas também o amor, a ternura e a paixão. O romance de uma nação incansável que ecoa na cabeça como se fosse a letra de uma canção.


  COIMBRA, LUIS   E. ANNIE PROULX   LUIS COIMBRA   PROULX, E. ANNIE   CDU 82-3
8 Lynx  -  LAXNESS, Halldór
Gente independente / Halldór Laxness, Trad. De Gudlaug Run Mairgeisdóttir . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2007. - 488 p.
Este romance de Laxness, Nobel da Literatura, tem lugar na Islândia, no início do século xx, numa sociedade de servidão e num país com uma natureza inclemente. É a saga de Bjartur, um homem obstinado, inquebrável e inesquecível. Bjar­tur vive no limiar da auto-suficiência e conta apenas com a sua obstinação e força interior, rejeitando qualquer caridade. Vive num vale com reputação de assombrado, só confia no seu rebanho, no seu cão e no seu cavalo. Se alguém toca o seu coração é Asta, a sua filha, mas tudo muda quando ela o desilude e magoa os seus enraizados princípios de honra... A determinação de Bjartur e a sua luta pela independência são genuinamente heróicas, assustadoras e chegam a ser cómicas. «Gente independente» é uma história épica, ao mesmo tempo trágica e bela. É uma imensa viagem por um mundo onde as almas são levadas até ao precipício e só os mais duros resistem. Um romance imbuído de sentido de humor, de uma crueldade que roça o violento e de uma profunda humanidade. Um romance que continua a comover gerações de leitores.


  GUDLAUG RUN MAIRGEISDOTTIR   HALLDOR LAXNESS   LAXNESS, HALLDOR   MAIRGEISDOTTIR, GUDLAUG RUN   CDU 82-3
9 Lynx  -  YOSHIMOTO, Banana
Arco-íris / Banana Yoshimoto . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2006


  BANANA YOSHIMOTO   YOSHIMOTO, BANANA   CDU 82-3
10 Lynx  -  MOZART
Uma vida secreta : selecção epistolar / Mozart . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2006. - 160 p.
«[...] Já deve saber que envenenaram o bom castrado Marchesi - O Marquesius di Milano envenenado em Nápoles - e como! - estava apaixonado por uma duquesa - e o seu amante legítimo, ciumento, mandou a casa dele 3 ou 4 homenzarrões, e deram-lhe a escolher - se preferia beber o veneno, ou ser massacrado - escolheu o primeiro - e porque era um medricas [welscher] morreu sozinho - e deixou os senhores seus assassinos viver em paz e sossego - no mínimo eu teria (- no meu próprio quarto!) levado alguns comigo para o outro mundo, já que tinha de morrer. - Um cantor tão primoroso, que pena! - Adeus.» Excerto de uma carta ao pai. O episódio aqui relatado foi inventado por Mozart e não corresponde à realidade.


  MOZART   CDU 82-3
11 Lynx  -  O'CONNOR, Flannery
Um bom homem é difícil de encontrar / Flannery O'connor . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2006. - 240 p.
«Li as histórias todas, uma por uma, noite dentro, sempre a sentir-me quase na margem do rio por onde se navega para outra dimensão qualquer. Viajei por dentro de todos os nervos de todas as perplexidades humanas, e a rede de dendrites ia sempre parar ao axónio fundamental, em que, de uma vez por todas, alguém tem que fazer o gesto definitivo que muda tudo, derruba tudo, atira tudo por terra ou volta a pôr tudo no lugar mas já todos sabemos qe nunca mais nada voltará a ser como era dantes. Era incrível. Era hipnótico. Era impossível de interromper antes de chegar ao fim e depois eu apagava a luz e ficava a dar voltas na cama (...). A minha Flannery morreu em 1964. Descubram-na agora, e cada um que julgue por si mesmo.» Clara Pinto Correia


  FLANNERY O'CONNOR   O'CONNOR, FLANNERY   CDU 82-3
12 Lynx  -  SINGH, Khushwant
Deli / Khushwant Singh . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2006. - 416 p.
Uma cidade de contos de fadas, de templos e bazares, de fé e rituais, da sujidade e da pobreza, da traição e do amor, do mistério e do fascínio. Na Deli moderna, um jornalista torna-se guia e amante das estrangeiras ricas que visitam a sua cidade. Por entre o emaranhado exótico das suas ruas vamos conhecendo histórias que nos chegam desde a antiguidade até aos nossos dias, que constroem o seu retrato fabuloso e lendário. Este é épico de uma cidade eterna; um romance deslumbrante, de enredos dentro de enredos, de histórias que perpassam vários séculos até chegarem à Deli dos nossos dias. São crónicas narradas por poetas, sultões, imperadores, deuses e demónios, soldados ou memsahibs.


  KHUSHWANT SINGH   SINGH, KHUSHWANT   CDU 82-3
13 Lynx  -  SALIH, Al-tayyeb ; CARAPINHA, Raquel
Época de migração para norte / Al-Tayyeb Salih, trad. de Raquel Carapinha . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2006. - 168 p.
Contado com um humor e sensibilidade únicos nas letras africanas contemporâneas, o romance constrói-se em torno de duas histórias paralelas e relata o trajecto, até simbólico, de um homem que parte de uma pequena aldeia sudanesa para obter uma educação no Reino Unido e o seu misterioso regresso após um processo de homicídio e violação. No período pós-colonial dois homens sudaneses, o narrador anónimo e Mustafa, depois de encetarem um percurso individual idêntico que consiste na emigração para a Inglaterra e no regresso às origens - o Sudão - interagem e redescobrem-se. A experiência no estrangeiro de Mustafa Sa'eed foi totalmente distinta da do narrador mas é com este que Mustafa partilha as suas histórias, que o narrador nos transmite incorporando as suas próprias emoções. Nas narrativas de Mustafa manifesta-se o paradoxo do homem negro exoticizado. Mustafa valeu-se da sua inteligência e da sua capacidade de estudo para obter uma bolsa de estudo em Inglaterra. Uma vez ali, dá-se conta do quanto pode explorar o estereótipo que se lhe aplica: exótico, hiper-sexual, proveniente de um continente obscuro que promete sensações inusitadas. Seduz as mulheres inglesas, divertindo-se à base desse estereótipo. Para elas a conquista pressupõe o conhecimento do prazer proibido, para ele a sedução supõe subjugar até à destruição e desumanizar a mulher branca. Até que os papéis se invertem e uma mulher o desumaniza. Só quando Mustafa regressa ao seu país é que se dá conta do quanto desperdiçou, do mal que fez aos outros e também a si próprio. O seu relato envenena o narrador que, como o próprio Mustafa, se submerge no Nilo para desaparecer. Mas, no último momento decide viver e contar-nos a história. São estes dois fios narrativos que oferecem uma valiosa oportunidade de conhecimento e reflexão. O enigma de Mustafa atrai, intriga e, como ao narrador, por vezes desespera mas nunca cansa.


  AL-TAYYEB SALIH   CARAPINHA, RAQUEL   RAQUEL CARAPINHA   SALIH, AL-TAYYEB   CDU 82-3
14 Lynx  -  MARTIN, Valerie
Febre italiana / Valerie Martin . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2006. - 256 p
Lucy Stark viaja até à Toscana onde DV, um romancista bestselling de terceira categoria, para quem trabalhava, faleceu em circunstâncias estranhas, antes de poder concluir o seu último manuscrito. O que parecia uma simples viagem para recuperar a última obra do escritor torna-se, para Lucy, o início de uma emocionante e intrigante história de suspense e paixão. Há um manuscrito perdido, um amante desaparecido, um fantasma e uma imensidão de desentendimentos culturais. Mas o verdadeiro mistério revela-se de outra forma...


  MARTIN, VALERIE   VALERIE MARTIN   CDU 82-3
15 Lynx  -  PIRANDELLO, Luigi
Ele foi Mattia Pascal / Luigi Pirandello . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2006. - 280 p.
Vivendo uma vida monótona de arquivista, cansado de um casamento que não funciona, perseguido por uma sogra metediça, atormentado por credores, Mattia Pascal toma a decisão repentina de viajar até Montecarlo. Com o pouco dinheiro que tinha, joga no casino, ganha uma soma avultada e fica enebriado pela fortuna repentina. Estranhamente lê no jornal a notícia da sua própria morte. Na sua cidade Natal um suicida é erradamente identificado. Apesar de chocado num primeiro momento, a sua fantasia é estimulada: o acaso por fim tornou-o livre e rico; Mattia Pascal morreu: a partir de agora poderá viver uma nova vida sob uma nova identidade, Adriano Meis... Casa-se de novo e prepara-se para viver a sua vida de sonho. Mas, por vezes, o destino não corre de acordo com o que dele se espera e a vida prepara grandes surpresas para o homem que foi Mattia Pascal.


  LUIGI PIRANDELLO   PIRANDELLO, LUIGI   CDU 82-3
16 Lynx  -  BUZZATI, Dino ; PERIQUITO, Margarida
O segredo do bosque velho / Dino Buzzati, trad. de Margarida Periquito . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2006. - 176 p.
O coronel Sebastiano Procolo herda do seu tio parte do Bosque Velho: lugar mágico, habitado por génios, espíritos e forças ocultas com o poder de se transformarem em animais ou homens. Indiferente a esta natureza idílica o coronel tem planos bastante mais práticos para rentabilizar a sua herança, desencadeando uma guerra que diluirá as fronteiras entre o bem e o mal, contaminando a realidade de elementos fantásticos. Adaptado ao cinema por Ermanno Olmi, um dos maiores cineastas italianos contemporâneos, num filme de enorme sucesso, «O segredo do Bosque Velho», que recorda a prosa alegórica de Saint-Exupery e do seu «O Principezinho», é o romance de Buzzati onde este escritor melhor evoca a perda da inocência e a brutalidade do real, temas que fazem parte do universo do autor.


  BUZZATI, DINO   DINO BUZZATI   MARGARIDA PERIQUITO   PERIQUITO, MARGARIDA   CDU 82-3
17 Lynx  -  GULLANDER, Miguel
A balada do marinheiro-de-estrada / Miguel Gullander . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2005. - 64 p.
A BALADA DO MARINHEIRO-DE-ESTRADA é uma obra que marca novos rumos na moderna literatura portuguesa. Diferente de tudo revela as muitas influências que cruzaram o universo do luso-sueco Miguel Gullander. O on-the-road atravessa o espectro das filosofias orientais numa análise profunda do nosso modo de viver e das angústias do homem dos nossos tempos. Um livro de viagens sobre como devem ser escritos livros de viagem. De como devem ser feitas as viagens A linguagem é poética e estrutura-se como um sutra ao mesmo tempo que descreve o nosso mundo como muito poucos autores conseguem com concisão e nitidez, vendo para lá do superficial.


  GULLANDER, MIGUEL   MIGUEL GULLANDER   CDU 82-3
18 Lynx  -  MARTIN, Valerie ; PERIQUITO, Margarida
Propriedade / Valerie Martin, trad. de Margarida Periquito . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2005. - 192 p.
Manon, jovem esposa bonita, mordazmente inteligente e egocêntrica é infeliz, sente saudades da família e deseja voltar à sua cidade natal, New Orleans. A tensão e a raiva interior acumulam-se quando descobre a relação do seu marido, o grosseiro proprietário de uma das maiores plantações de cana de açucar da região, com a sua escrava pessoal, Sarah, presente de casamento de uma tia. Manon despreza o marido sem nunca pôr em dúvida a legitimidade dos seus actos. Uma luta obsessiva entre duas mulheres contada por uma esclavagista: uma fascinante heroína negativa que recorda as célebres divas do cinema americano.


  MARGARIDA PERIQUITO   MARTIN, VALERIE   PERIQUITO, MARGARIDA   VALERIE MARTIN   CDU 82-3
19 Lynx  -  YOSHIMOTO, Banana ; BARRENTO, António
A última amante de Hachiko / Banana Yoshimoto, trad. de António Barrento . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2005. - 104 p.
Romance que reune o Japão das seitas e a Índia da ascese e do misticismo numa história de amor única. Mao é uma rapariga que vive numa comunidade religiosa centrada na figura carismática da avó, curandeira e vidente. Esta seita, após a morte da fundadora, começou a trair os seus ensinamentos e a transformar-se numa comunidade de acólitos exaltados e fundamentalistas. Mao, dotada de alguns poderes sensoriais e de um singular talento artístico, afasta-se cada vez mais deste ambiente, e acaba por ir viver com Hachi, ao qual está ligada por uma profecia de amor e misticismo. No entanto, a sua relação não está destinada a durar. O inevitável fim desta história de amor assinala para Mao o fim da adolescência e a passagem para uma nova percepção mais equilibrada da existência.


  ANTONIO BARRENTO   BANANA YOSHIMOTO   BARRENTO, ANTONIO   YOSHIMOTO, BANANA   CDU 82-3
20 Lynx  -  BUZZATI, Dino ; PERIQUITO, Margarida ; ESCOBAR, Sandra
Os sete mensageiros / Dino Buzzati, trad. de Margarida Periquito e Sandra Escobar . - Lisboa : Cavalo de Ferro, 2005. - 220 p.
Primeiro conjunto de contos publicados por Dino Buzzati, em 1942 (dois anos depois de O Deserto dos Tártaros), Os sete mensageiros desde logo obteve um grande sucesso de público e de crítica. Iniciava-se deste modo a afortunada série de volumes de contos que constituem uma das facetas de maior relevo da produção narrativa do escritor. Composto por dezanove contos, Os sete Mensageiros contém todos os elementos típicos da complexa poética buzzatiana: a sua visão labiríntica do mundo, a percepção constante do Bem e do Mal, a atenção dedicada às relações secretas entre as coisas. Os protagonistas das suas histórias são pessoas normais que, confrontadas com o fantástico, deslizam de forma natural para dentro deste, encontrando-se face a face com o sentido da sua própria existência. No conto, A matança do dragão, encontramo-nos perante o cenário realista de uma caçada; só que a presa é bastante singular: um ser mitológico e milenar, último representante da sua espécie. Toda a descrição da luta assemelha-se mais à descrição de uma carnificina, em que homens fortemente armados com espingardas torturam o portentoso e indiferente animal, imprimindo ao conto uma atmosfera de culpa e consternação, como se os caçadores tivessem cometido um acto sacrílego, sentindo o peso de uma maldição. Em Elegância Militar, Buzzati exalta os valores heróicos, expressados não pela exterioridade das acções e gestos espectaculares, mas pelo seu efeito de transmutação interior. No conto, oficiais e soldados nos seus irrepreensíveis e refulgentes uniformes partem em manobras militares e, à medida que a marcha se transforma numa perigosa e interminável acção de guerra, perdem o seu aspecto de outrora, as suas belas divisas rasgam-se, os seus ornamentos perdem o brilho, e, no entanto, os soldados assumem uma beleza superior. Em Sete andares, famosa narrativa posteriormente adaptada ao teatro, o autor descreve um homem que entra numa clínica com a promessa de uma recuperação rápida e vai descendo de andar em andar até chegar aos pisos inferiores, onde se encontram internados os casos mais graves, interrogando-se sempre do seu real estado de saúde.


  BUZZATI, DINO   DINO BUZZATI   ESCOBAR, SANDRA   MARGARIDA PERIQUITO   PERIQUITO, MARGARIDA   SANDRA ESCOBAR   CDU 82-3

Resultado  
 20 seguintes  Fim
Formato  Criar ficheiro de texto
 Ver registos seleccionados
 Versão para imprimir
 Abreviar as referências
 Enviar por email
   Fazer nova pesquisa

Powered by SIRIUS

Escaparate é um serviço da BookMARC para a comunidade do livro