Início
Títulos por editor: Angelus Novus
Foram encontrados 19 registos

              Fazer nova pesquisa
1 Lynx  -  ORTEGA Y GASSET, José
A universidade em ruínas / José Ortega y Gasset . - Coimbra : Angelus Novus, 2004


  JOSE ORTEGA Y GASSET   ORTEGA Y GASSET, JOSE   CDU 82
2 Lynx  -  ORTEGA Y GASSET, José
A universidade sem condição / José Ortega y Gasset . - Coimbra : Angelus Novus, 2004


  JOSE ORTEGA Y GASSET   ORTEGA Y GASSET, JOSE   CDU 82
3 Lynx  -  MOURÃO, Luís
Sei que já não, e todavia ainda / Luís Mourão . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 152 p. - (Ensaio/ Literatura)


  LUIS MOURAO   MOURAO, LUIS   CDU 82
4 Lynx  -  STIGGER, Veronica
Trágico e outras comédias / Veronica Stigger . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 80 p.. - (Política dos autores, n.º 12)


  STIGGER, VERONICA   VERONICA STIGGER   CDU 82-3
5 Lynx  -  FIGUEIREDO, João R.
A autocomplacência da mimese : defesa da poesia, os Lusíadas e a vida de frei Bertalomeu dos Mártires / João R. Figueiredo . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 148 p.. - (Ensaio/ Literatura)


  FIGUEIREDO, JOAO R.   JOAO R. FIGUEIREDO   CDU 82-4
6 Lynx  -  BEBIANO, Rui
O poder da imaginação : juventude, rebeldia e resistência nos anos 60 / Rui Bebiano . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 208 p.. - (Ensaio Geral)
Excluindo a habitual leitura nostálgica, desenvolve-se neste livro uma abordagem panorâmica deste fenómeno, articulando a dimensão internacional da nova cultura juvenil com um processo interno de distanciamento em relação ao regime salazar-marcelista que apressará a sua derrocada.


  BEBIANO, RUI   RUI BEBIANO   CDU 93
7 Lynx  -  SANTOS, Laura Ferreira dos
Diário de uma mulher católica a caminho da descrença - I / Laura Ferreira dos Santos . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 128 p.. - (Política dos autores, n.º 11)
Diário de uma Mulher Católica a Caminho da Descrença - I, de Laura Ferreira dos Santos, é uma obra cuja singularidade resulta da confluência de coisas pouco disponíveis para se juntarem, na nossa tradição literária e ensaística: a diarística (que no feminino é ainda rara entre nós), a teologia e o feminismo. O resultado é um livro discrepante em relação à débil tradição local de indagação do religioso e ao perfil timorato do pensamento feminista português. Por outras palavras: um livro único, cá como lá fora.


  LAURA FERREIRA DOS SANTOS   SANTOS, LAURA FERREIRA DOS   CDU 2   CDU 82
8 Lynx  -  MIRANDA, L.
Relato de um homem quântico / L. Miranda . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 140 p.. - (Política dos autores, n.º 10)


  L. MIRANDA   MIRANDA, L.   CDU 82-3
9 Lynx  -  PITTA, Eduardo
Fractura : a condição homossexual na literatura portuguesa contemporânea / Eduardo Pitta . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 40 p.. - (Marfim, vol. 4)
Existe literatura gay em Portugal? Literatura gay e literatura homossexual são uma e a mesma coisa? Quais os parâmetros pelos quais podemos avaliar se determinado escritor português é um autor gay? Na literatura portuguesa contemporânea, que obras são susceptíveis de leitura gay? E de leitura homossexual? Podemos lê-las em clave camp, ou queer? Foi para equacionar estas questões que Eduardo Pitta escreveu Fractura. E fractura porquê? Porque o efeito borderline da líbido itinerante provoca uma fractura literária.


  EDUARDO PITTA   PITTA, EDUARDO   CDU 82
10 Lynx  -  SEDGWICK, Eve Kosofsky
Epistemologia do armário / Eve Kosofsky Sedgwick, trad. de Ana R. Luís e de Fernando Matos Oliveira . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 40 p.. - (Marfim, vol. 5)
No ensaio que deu o título à colectânea Epistemologia do Armário (1990), Sedgwick discute os termos da sobrevivência do regime de ocultação/revelação contido na metáfora do armário, relacionando-o com a realidade anterior e posterior aos acontecimentos de Stonewall, em 1969. Recorrendo a um conjunto diferenciado de episódios legais e a narrativas literárias, a autora insiste na desconstrução do pensamento binário que entende ter infectado o quadro epistemológico da modernidade, polarizado em fórmulas como público/privado, exterior/interior ou sujeito/objecto.


  ARA R. LUIS   EVE KOSOFSKY SEDGWICK   FERNANDO MATOS OLIVEIRA   LUIS, ARA R.   OLIVEIRA, FERNANDO MATOS   SEDGWICK, EVE KOSOFSKY   CDU 82-4
11 Lynx  -  NETO, João Cabral de Melo
Poesia e composição : a inspiração e o trabalho de arte / João Cabral de Melo Neto . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 32 p.. - (Marfim, vol. 3)
Poesia e composição €àa inspiração e o trabalho de arte é uma conferência de 1952 em que João Cabral de Melo Neto ensaia a discriminação de dois modos de figurar o poeta e a sua prática escrevente, na posteridade da concepção unitária das belles lettres. É a pulverização do sensus communis aestheticus que determina a polarização dos dois modos que, na Modernidade, fazem a inteligência do processo poético, pensado no ensaio cabralino a partir da noção de «composição». A epopeia da afirmação do individualismo no seio da Arte determina diferentes soluções da praxis poética: por um lado, o poeta antecedido pela Poesia, habitado por ela e fazendo dela casa comum com os seus destinatários. Por outro, o poeta que investe no «trabalho de composição». Entre ambos os estados joga-se o avanço e a estase do discurso poético moderno, e é pelo movimento pendular deles que se pode pensar a diacronia e a sincronia da expressão lírica.


  JOAO CABRAL DE MELO NETO   NETO, JOAO CABRAL DE MELO   CDU 82
12 Lynx  -  UMA ABELHA NA CHUVA
Uma abelha na chuva : uma revisão / org. de Pedro Serra . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 170 p.. - (ReVisões)


  PEDRO SERRA   SERRA, PEDRO   CDU 82-4
13 Lynx  -  ADORNO, Theodor W.
Poesia lírica e sociedade / Theodor W. Adorno, trad. de Maria Antónia Amarante, versos e poemas trad. por João Barrento . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 32 p.. - (Marfim, vol. I)
Poesia lírica e Sociedade (1957) é um ensaio exemplar do procedimento crítico adorniano. Contrariando a resistência aparente da poesia ao social, Adorno desloca a vinculação material do poema, a sua «participação na generalidade das coisas», para o plano da experiência individual. Na sua leitura, a poesia pode assim configurar uma sintomatologia histórica sem ceder à demonstração superficial de uma tese.


  ADORNO, THEODOR W.   AMARANTE, MARIA ANTONIA   BARRENTO, JOAO   JOAO BARRENTO   MARIA ANTONIA AMARANTE   THEODOR W. ADORNO   CDU 82-1   CDU 82-4
14 Lynx  -  DERRIDA, Jacques
Che cos'è la poesia? / Jacques Derrida, Trad. de Osvaldo Manuel Silvestre . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 12 p.. - (Marfim, vol. 2)


  DERRIDA, JACQUES   JACQUES DERRIDA   OSVALDO MANUEL SILVESTRE   SILVESTRE, OSVALDO MANUEL   CDU 82-1
15 Lynx  -  SOUSA, Sérgio Paulo Guimarães de
Literatura & cinema : ensaios, entrevistas, bibliografia / Sérgio Guimarães e Sousa . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 96 p.. - (Ensaio/ Literatura)
A partir sobretudo da Lost Generation, mas também com a escola surrealista, o Neo-Realismo ou o Nouveau Roman, a forma como o ecrã representa o real não se distingue muito da forma do real representada nas letras. Na laboração orgânica dos escritores figura a visualidade cinematográfica e, mais latamente, a fascinação filmofânica. Na tela, com o fundacional Citizen Kane, a cumplicidade vai ao ponto de não dispensar a literatura como modelo capaz de converter a lente numa «camera-stylo» e de, deste modo, transpor para a sétima arte densidades de corpos e de afectos que suporíamos exclusivos do papel. Destas contaminações e deslumbres nos dão conta os textos reunidos neste livro, assim como a bibliografia que os suplementa. Os ensaios tratam das mutações na escrita literária que toma apoio na técnica fílmica e dos filmes intimados a colocarem-se à mercê de um texto-fonte proveniente da literatura. As entrevistas propõem-nos o testemunho directo da natureza e relevância de tais convergências. Mostram ? em cartografias tão distintas como as de Adília Lopes, António Pina, Jacinto Lucas Pires, Artur Ribeiro e Anabela Branco de Oliveira ? o quanto o potencial semântico das palavras se presta à imagem e o quanto nesta se pode acusar o apelo e o alcance da literatura.


  SERGIO PAULO GUIMARAES DE SOUSA   SOUSA, SERGIO PAULO GUIMARAES DE   CDU 82-4
16 Lynx  -  PIMENTEL, F. J. Vieira
Presença : labor e destino de um geração (1927-1940) / F. J. Vieira Pimentel . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 224 P.. - (Ensaio/ Literatura)
O presente livro visa precisamente contribuir para o conhecimento do labor que tal geração desenvolveu durante a vigência da revista (1927-1940). Está organizado em duas secções: uma primeira, a dos "Estudos", sobretudo atenta a problemas de história e periodologia literárias; e uma segunda, a dos "Ensaios", eminentemente crítico-hermenêutica, confinada aos universos imaginários de cinco dos muitos colaboradores (decerto não os mais conhecidos como tal) da famosa "folha" coimbrã.


  F. J. VIEIRA PIMENTEL   PIMENTEL, F. J. VIEIRA   CDU 82-4
17 Lynx  -  MAGALHÃES, Rui
Introdução à Hermenêutica / Rui Magalhães . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 168 p.. - (Introdução)
O objectivo central deste livro é o de conciliar dois objectivos distintos e dificilmente conciliáveis: por um lado, apresentar uma síntese da hermenêutica filosófica; por outro, apontar os limites da concepção tradicional e tentar abrir o campo hermenêutico aos contributos teóricos de autores exteriores ao espaço hermenêutico, como Foulcault e Derrida, viabilizando, assim, uma outra hermenêutica capaz de responder aos desafios do nosso tempo.


  MAGALHAES, RUI   RUI MAGALHAES   CDU 1
18 Lynx  -  FREIRE, Jaime
Any time is tee time : e outras histórias / Jaime Freire . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 144 p.. - (Política dos autores)


  FREIRE, JAIME   JAIME FREIRE   CDU 82-3
19 Lynx  -  OLIVEIRA, Fernando Matos
Teatralidades : 12 percursos pelo território do espectáculo / Fernando Matos Oliveira . - Coimbra : Angelus Novus, 2003. - 184 p.. - (Ensaio/Teatro)
Percurso pelo território do espectáculo sob o signo de Novecentos, Teatralidades reúne um conjunto de doze ensaios nos quais o teatro se vai enunciando em diversas interacções discursivas, de acordo com um programa de contiguidades e entre o drama social e o drama estético. A argumentação tende a juntar em sede crítica razões históricas e teóricas: compete a ambas a reconstituição daquele passado que nas manifestações performativas poucas vezes ascende ao estatuto de coisa tangível. Os seus contextos de ocorrência são, entre outros, os do jogo, do cinema, da marioneta, da ópera, da encenação, da imitação, da escola, da textualidade dramática e do €&estivo€`que medeia entre a celebração de Avignon e o protesto das ruas de Maio de 68.


  FERNANDO MATOS OLIVEIRA   OLIVEIRA, FERNANDO MATOS   CDU 82-2   CDU 82-4

Resultado  
 
Formato  Criar ficheiro de texto
 Ver registos seleccionados
 Versão para imprimir
 Abreviar as referências
 Enviar por email
   Fazer nova pesquisa

Powered by SIRIUS

Escaparate é um serviço da BookMARC para a comunidade do livro