Início
Títulos por editor: Alêtheia Editores
Foram encontrados 12 registos

              Fazer nova pesquisa
1 Lynx  -  VALENTE, Vasco Pulido
Um heróis português : Henrique de Paiva Couceiro (1861-1914) / Vasco Pulido Valente . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2007. - 164 p.
Este livro é o retrato da vida de um D. Quixote, de um Santo Condestável, um homem de aventuras e tragédias que comandou expedições por terras desconhecidas em Angola, combateu em Moçambique e voltou a Portugal para fazer política e desafiar a República em incursões românticas que iriam restaurar a monarquia. Anglófilo, monárquico, inimigo de Salazar e por ele exilado em Granadilha, nas Canárias, Henrique Paiva Couceiro é um herói português que, no dia em que entrou para o quadro de oficiais do exército, foi preso por dar cinco tiros num civil desarmado para vingar um insulto habitual dirigido a sua mãe em pleno Chiado...


  VALENTE, VASCO PULIDO   VASCO PULIDO VALENTE   CDU 93
2 Lynx  -  MONTEFIORE, Simon Sebag
Estaline / Simon Sebag Montefiore . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2007. - 668 p.
A extraordinária história do ditador soviético e dos homens e mulheres que o mantiveram no poder por quase trinta anos, numa obra vencedora do History Book of the Year Award, atribuído pela British Book Awards, em 2004. Esta é a verdadeira história de Estaline, vista de dentro, cheia de revelações. Que nos relata como a morte da mulher do ditador foi disfarçada – terá sido suicídio? Ou como os líderes soviéticos e as suas famílias viveram dentro das paredes do Kremlin. Ou, ainda, o relato detalhado do encontro entre Estaline, Roosevelt e Churchill. E como de facto morreram dez milhões de pessoas. Informações baseadas em novos materiais dos arquivos de Estaline, tornados públicos em 2000, em entrevistas com testemunhas e numa profunda pesquisa de Moscovo ao Mar Negro.


  MONTEFIORE, SIMON SEBAG   SIMON SEBAG MONTEFIORE   CDU 93
3 Lynx  -  O LIVRO DE HITLER
O livro de Hitler / org. de Henrik Eberle, Matthias Uhl . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2007. - 400 p.
Apenas dezasseis anos depois do final da Guerra, foi encontrado nos arquivos russos um documento da maior importância e uma das mais significativas fontes históricas do Terceiro Reich: O Livro de Hitler. Composto exclusivamente para Josef W. Estaline, contém as recordações pessoais de Otto Günsche e Heinz Linge, por eles postas no papel, sob controlo do NKWD, quando se encontravam na prisão soviética. Ambos eram oficiais da SS e durante muitos anos moveram-se nos círculos próximos de Adolf Hitler.


  EBERLE, HENRIK   HENRIK EBERLE   MATTHIAS UHL   UHL, MATTHIAS   CDU 93
4 Lynx  -  HOLLAND, Tom
Fogo persa / Tom Holland . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2007. - 404 p.
Foi há 2500 anos que pela primeira vez estalou um conflito entre o Ocidente e o Oriente. Em princípios do século V, uma superpotência internacional resolveu-se a instaurar a verdade e a ordem no que considerava serem dois estados terroristas. A superpotência era a Pérsia, cujos reis haviam fundado o primeiro império mundial, um manancial incomensurável de ambição, homens e ouro. Os estados terroristas eram Atenas e Esparta, cidades excêntricas numa zona salobra, pobre e montanhosa: a Grécia. O relato de como os respectivos cidadãos combateram o homem mais poderoso do Planeta e o derrotaram constitui um episódio empolgante da História aqui relatado nesta obra que dramatiza com brilhantismo não apenas o grande conflito em si mas também todo o panorama extraordinário do Ocidente e do Oriente.


  HOLLAND, TOM   TOM HOLLAND   CDU 82-3
5 Lynx  -  SEABRA, Zita
Foi assim / Zita Seabra . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2007. - 444 p.
«Foi Assim é a história clássica de uma aprendizagem: da inocência à realidade e da realidade à sabedoria, um pouco melancólica, do adulto. Mas Zita Seabra, que "passou" à clandestinidade aos 17 anos, cresceu no Partido Comunista de Cunhal, o que faz da história dela a história de uma época. Sem se justificar, sempre cândida e às vezes comovedora, Zita Seabra fala naturalmente de um mundo fantástico e brutal, que nunca foi descrito com tanta intimidade e tanta exactidão. Foi Assim é o livro que faltava para perceber a grande tragédia do comunismo português.» Vasco Pulido Valente «Zita Seabra é como a França para Tocqueville: pode ser, à vez, objecto de admiração, de ódio, de piedade e de terror, mas nunca de indiferença.» Carlos Gaspar «Um testemunho verdadeiro e impressionante.» Mário Soares


  SEABRA, ZITA   ZITA SEABRA   CDU 93
6 Lynx  -  ASH, Timothy Garton
Free world : a América, a Europa e o futuro do ocidente / Timothy Garton Ash . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2006. - 380 p.
No dealbar do novo século, enquanto a América e a Europa chegaram a um impasse, a Grã-Bretanha encontra-se dividida entre as duas. Será possível escolher entre ambas? Deverá a Grã-Bretanha fazer essa escolha? Ou estará simplesmente o Ocidente a perder tempo enquanto o resto do mundo arde? Timothy Garton Ash, reputado pensador político, viajou pelo mundo e conversou com toda a gente, de George W. Bush, Tony Blair e Gerhard Schröder, aos agricultores do Kansas e aos soldados em Aldershot. O autor desmistifica a ideia de que a América e a Europa estarão sempre separadas. Este livro radical e visionário mostra-nos como, na verdade, a situação actual é uma oportunidade para os cidadãos em toda a parte unirem esforços, acabarem com a divisão entre o Ocidente e o Resto do Mundo – e criarem um mundo verdadeiramente livre.


  ASH, TIMOTHY GARTON   TIMOTHY GARTON ASH   CDU 82-3
7 Lynx  -  OCHÔA, Rui ; CATARINO, Luís Filipe
Perto dos portugueses / Rui Ochôa, Luís Filipe Catarino . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2006. - 220 p.


  CATARINO, LUIS FILIPE   LUIS FILIPE CATARINO   OCHOA, RUI   RUI OCHOA   CDU 32
8 Lynx  -  MÓNICA, Maria Filomena
Bilhete de identidade (memórias 1943-1976) / Maria Filomena Mónica . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2006. - 364 p.. - (130x220mm)
Num país sem tradição memorialística, no qual as poucas obras que existem representam a justificação de acções pretéritas, Maria Filomena Mónica procura apresentar a sua vida sem glorificações nem lamúrias. Não presume fornecer a Verdade, mas apenas a sua verdade: outros terão olhado as pessoas, os acontecimentos e as peripécias de que aqui nos fala de forma diferente. Num país conservador, católico e hipócrita, o tom cru deste livro poderá chocar. Mas a intenção da autora não foi essa, mas sim a de tentar perceber, e dar a perceber, uma vida, uma família e um país, entre 1902, data do nascimento da sua avó, e 1976, o ano em que, após uma estadia no estrangeiro, regressou a Portugal.


  MARIA FILOMENA MONICA   MONICA, MARIA FILOMENA   CDU 92
9 Lynx  -  REBELO, Teresa
Condessa d'Edla : a cantora de ópera quasi rainha de Portugal e de Espanha / Teresa Rebelo . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2006. - 216 p.. - (160x240mm)
Saberia Elise Friedericke Hensler, quando se apresentou a 15 de Abril de 1860 no Real Teatro de São Carlos, interpretando a personagem de pajem da ópera Um Baile de Máscaras, de Verdi, que o seu futuro ficaria para sempre unido ao de D. Fernando II, rei de Portugal? Amada pelo monarca, ostracizada pela sociedade portuguesa, insultada pelos cronistas e esquecida pela história de Portugal, Elise Friederike Hensler recebeu o título de Condessa d’Edla no dia do seu casamento com D. Fernando II, a 10 de Junho de 1869. Enigmática e plena de personalidade, a Condessa d’Edla acabaria por levar uma existência triste, sofrendo na solidão o facto de, por um lado, nunca ter alcançado o protagonismo que ambicionava nos palcos do Bel Canto, e por outro nunca ter sido verdadeiramente reconhecida como mulher do rei de Portugal. Este é o retrato de uma vida plena de emoção que poderia ter inspirado o libretto de uma célebre ópera.


  REBELO, TERESA   TERESA REBELO   CDU 82-3
10 Lynx  -  DERENNE, Jean-philippe ; BRICAIRE, François
Pandemia : a grande ameaça / Jean-Philippe Derenne, François Bricaire . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2006. - 252 p.. - (130x220mm)
A Organização Mundial de Saúde anunciou a 2 de Setembro de 2005 que o risco de pandemia gripal é grande, que vai persistir, que os meios de a evitar são escassos e que os tratamentos não vão chegar para as necessidades. Algo que veio confirmar os temores da comunidade científica e, sobretudo, os receios das duas mais prestigiadas revistas, Science e Nature. A última pandemia, a gripe espanhola, matou entre 50 a 100 milhões de pessoas em 1918-19, e se nada for feito, serão às dezenas de milhões as vítimas da gripe aviária. Nesta obra, dois eminentes especialistas de doenças respiratórias e infecciosas debruçam-se sobre os aspectos mais recentes da gripe, o vírus e os riscos de mutações, os tratamentos e estratégias. Explicam as razões e de que forma a actual doença das aves se vir a transformar numa doença humana. Os autores demonstram igualmente as consequências médicas e não médicas da luta contra a pandemia e como estas dependem do mundo político ao mais alto nível, descrevendo os meios de que uma democracia dispõe para enfrentar esta prova. Longe de ser alarmista, este livro é uma mensagem de esperança e confiança.


  BRICAIRE, FRANCOIS   DERENNE, JEAN-PHILIPPE   FRANCOIS BRICAIRE   JEAN-PHILIPPE DERENNE   CDU 614
11 Lynx  -  STRAETFEILD, Noel
Sapatos de ballet / Noel Straetfeild . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2006. - 252 p.. - (130x220mm)
Editado pela primeira vez em 1936 na Grã-Bretanha, Sapatos de Ballet tornou-se num clássico infantil internacional que desde então encanta gerações de meninas até aos nossos dias. Pauline, Petrova e Posy Fóssil, adoptadas em bebés pelo tio-avô Mathews, são as protagonistas desta aventura que chega agora às livrarias portuguesas. Pauline, a única sobrevivente de um naufrágio, Petrova, órfã de um casal russo, e Posy, filha de uma bailarina, já sabem o que querem ser quando crescerem: Pauline quer definitivamente ser actriz, Petrova só gosta de brincar com carros e motores e Posy se pudesse dançava todo o dia! Mas unidas pelo intrigante desaparecimento do seu tutor as meninas acabarão por partilhar um futuro inebriante em palco, onde todos os seus sonhos e receios rapidamente se tornarão realidade…


  NOEL STRAETFEILD   STRAETFEILD, NOEL   CDU 82-93
12 Lynx  -  DICIONÁRIO DE TERMOS EUROPEUS
Dicionário de termos europeus . - Lisboa : Alêtheia Editores, 2006. - 380 p.. - (160x240mm)
Alfredo Sousa de Jesus, António Almeida Henriques, António Costa Moura, António Martins da Cruz, António Nazaré Pereira, António Paiva, Arlindo Cunha, Armando Cardoso, Assunção Esteves, Carlos Coelho, Carlos Costa Neves, Carlos Pimenta, David Justino, Diogo Vasconcelos, Duarte Freitas, Isabel Meireles, João de Deus Pinheiro, Jorge Moreira da Silva, José Luís Fernandes, José Luís Moreira da Silva, José Manuel Nunes Liberato, José Matos Correia, José Silva Peneda, Manuel Porto, Manuela Ferreira Leite, Maria José Fialho, Mário David, Martin Kamp, Miguel Frasquilho, Miguel Seabra, Paulo de Almeida Sande, Pedro Roseta, Regina Bastos, Sandra Nunes, Sérgio Marques, Vasco Graça Moura e Vítor Martins. São perto de quatro dezenas os especialistas em variados temas que têm por denominador comum a Europa e a União Europeia e que se juntaram nesta obra de referência, reunindo cerca de quinhentas definições daquilo a que o coordenador da obra, o deputado Carlos Coelho, chama, na nota introdutória à obra, de «europês». Este Dicionário de Termos Europeus, para além de esclarecer um sem-número de termos utilizados na chamada linguagem europeia, esclarece o que significam todas as iniciais e siglas que nos preenchem o quotidiano.


  CDU 03

Resultado  
 
Formato  Criar ficheiro de texto
 Ver registos seleccionados
 Versão para imprimir
 Abreviar as referências
 Enviar por email
   Fazer nova pesquisa

Powered by SIRIUS

Escaparate é um serviço da BookMARC para a comunidade do livro