Início
Títulos por editor: Afrontamento
Foram encontrados 98 registos

              Fazer nova pesquisa
1 Lynx  -  PENICHE, Andrea
Elas somos nós : o direito ao aborto como reivindicação democrática e cidadã / Andrea Peniche . - Porto : Afrontamento, 2007. - 190 p.. - (Biblioteca Das Ciências Sociais-sociologia, Epistemologia, 56)
Neste livro, a autora desenvolve uma reflexão em torno da proibição do aborto a pedido da mulher. Partindo da análise dos discursos parlamentares proferidos em 1998 e da consequente marcação e realização do primeiro referendo sobre esta problemática, procura perceber que tipo de cidadania e de democracia dimanam desses discursos. A proibição do aborto é aqui discutida num quadro teórico mais vasto e não como política isolada, isto é, inserida na ideologia patriarcal, entendendo-se o controlo da sexualidade das mulheres como uma das formas da sua dominação. O livro está organizado em três partes. Na Parte I é feita a contextualização histórica da problemática do aborto: o percurso desta luta no Portugal democrático e os textos internacionais sobre esta matéria. Apresenta-se também o percurso teórico de clarificação do quadro epistemológico em que foi conduzida a investigação através da reflexão sobre a questão do patriarcado, conceito de género e dilemas que instaura, concluindo-se com a proposta das categorias híbridas como princípio de solução. Na Parte II clarifica-se o horizonte empírico, uma análise de conteúdo ao serviço de uma análise de discurso, e percorrem-se algumas das questões que se levantam a uma investigação que pretende inscrever-se no feminismo: uma linguagem masculina universalizada como tradutora de toda a experiência humana. Termina-se com a análise de conteúdo/discurso das Actas parlamentares procurando fazer emergir os discursos e argumentos utilizados pelos deputados e deputadas que serviram de sustentáculo à defesa da alteração ou manutenção legislativa. Na Parte III procura perceber-se que cidadania para as mulheres encerra cada tipo de discurso. Percorre-se citicamente a perspectiva liberal de cidadania no sentido de reclamar o aborto como um direito que exige que os conceitos e práticas da democracia e da cidadania sejam reconfigurados.


  ANDREA PENICHE   PENICHE, ANDREA   CDU 3
2 Lynx  -  ALVES, Francisco José Pereira
Planalto / Francisco José Pereira Alves . - Porto : Afrontamento, 2007. - 164 p.. - («fixões», 61)
Ler este romance é viajar entre o princípio do século passado e a actualidade, entre o ambiente rural e as grandes metrópoles, entre o intimismo do presente e o da memória. Boa viagem.


  ALVES, FRANCISCO JOSE PEREIRA   FRANCISCO JOSE PEREIRA ALVES   CDU 82-3
3 Lynx  -  MENDES, Felismina
Futuros antecipados : para uma sociologia do risco genético / Felismina Mendes . - Porto : Afrontamento, 2007. - 212 p.. - (Bcs, Sociologia, Epistemologia, 57)
Quando uma doença é definida como genética, imediatamente nos movemos de uma doença individual para uma doença familiar, como no caso de diversos cancros, cujas componentes genéticas já foram identificadas. A ideia de uma doença inteiramente ligada à linhagem viu-se concretizada na prática quotidiana, quando os testes genéticos revelaram as mutações cromossómicas responsáveis por doenças como o cancro, a diabetes ou a hemofilia. Os indivíduos passaram então a ser confrontados com um diagnóstico, que lhes anuncia que são portadores da mutação responsável pela doença – potenciais futuros doentes. Neste livro procurou saber-se como é que os indivíduos geriam, no seu quotidiano, a incerteza associada a um diagnóstico que os define como potenciais futuros doentes (de cancro), quais as estratégias que accionavam para suportarem toda a carga material e simbólica inerente a este diagnóstico (como por exemplo o facto de transmitirem a mutação genética aos seus descendentes), como definiam e redefiniam as suas trajectórias de vida, quais as explicações que elaboravam para darem sentido ao risco genético de cancro que são portadores e como é que experienciavam todas as recomendações de vigilância médica que lhes eram impostas, a partir do momento do diagnóstico.


  FELISMINA MENDES   MENDES, FELISMINA   CDU 3
4 Lynx  -  EMERENCIANO
Impura atitude / Emerenciano . - Porto : Afrontamento, 2007. - 184 p.. - (Álbuns, 85)
«Hoje, que já foi ontem, vivo entre o atelier e a rua, e a ordem é indiferente, sem saber onde nasci primeiro. Claro que já existia, e acompanham-me impressões que são indissociáveis do exercício do pensamento renovador de uma estabilidade possível, rigorosamente entre o atelier e a rua. Há uma história pessoal, um tempo de sucessão de acontecimentos que envolvem pessoas, situações e lugares, alguma nostalgia e mágoas, deixando a clarificação disto para outra ocasião. Hoje, liberto de ilusões que pertencem ao passado, continuo a fazer alguma coisa em vez de nada, para dizer agora que um outro eu não consente os silêncios, leva-me a procurar respostas que devo ter sobre mim mesmo, e diz-me para praguejar quando for preciso, sem risco, sem destinatários, ou são todos. Posso dispensar-mede dizer seja o que for, algumas banalidades muito em uso, mas a palavra oportuna e o desviar do olhar são no atelier motivo, porque é imperioso voltar sempre à carga para encontrar o outro análogo, um terceiro, não necessariamente conciliador; e na esteira desse fundamental encontro, preparado em vão de véspera, seja o que deus quiser. É por desajustada funcionalidade das ideias colocadas em bruto, e devido à impossibilidade parlamentar, que emudeço por detrás de um sorriso ou da ironia, com avanços e recuos também do corpo que não sou, aquém do passo terminante».


  EMERENCIANO   CDU 82
5 Lynx  -  LEÃO, Maria Teresa
O ensino superior politecnico em Portugal : um paradigma de formação alternativo / Maria Teresa Leão . - Porto : Afrontamento, 2007. - 108 p.. - (Bcs-ciências Da Educação, 25)
Este livro apresenta de forma diacrónica a génese e evolução do ensino superior politécnico em Portugal e, por conseguinte, a sua história entre 1973 e 2000, evidenciando-nos a ausência de rumo que emerge como pano de fundo e como resultado quer da elevada rotatividade dos responsáveis pela educação em Portugal quer da ausência de planificação política. Com origem no ensino médio, de que procura distanciar-se e distinto do ensino superior universitário, relativamente ao qual procura afirmar-se, o subsistema em análise surge, no contexto nacional, como a resposta à necessidade de diversificação do ensino superior, perspectivando servir, expressamente, domínios tecnológicos e de serviços, adoptando uma orientação susceptível de permitir a resolução de problemas concretos e com aplicação prática, visando sobretudo uma intervenção de carácter regional.


  LEAO, MARIA TERESA   MARIA TERESA LEAO   CDU 377/37
6 Lynx  -  FERNANDES, Isabel Maia
Percursos geológicos no sulco carbonífero dúrico-beirão : Valongo, Gondomar, Castelo de Paiva / Isabel Maia Fernandes . - Porto : Afrontamento, 2007. - 144 p.. - (Ciência E Natureza, 2)
A riqueza e a complexidade geológica de um espaço relativamente restrito que abrange os concelhos de Gondomar, Valongo e Castelo de Paiva (a nascente da cidade do Porto) permitiram a identificação de pontos de paragem e a organização de percursos, visitando formações que são parte integrante de três bacias sedimentares com génese e evolução distinta.


  FERNANDES, ISABEL MAIA   ISABEL MAIA FERNANDES   CDU 551.1
7 Lynx  -  ARAÚJO, Joaquim Machado de
Tomás More e a utopia / Joaquim Machado de Araújo . - Porto : Afrontamento, 2007. - 226 p.. - (Biblioteca De Filosofia, 12)
Neste livro reflecte-se sobre o universo do autor e toda a sua paisagem mental, remetendo para a sua práxis política e religiosa. Trata-se de um percurso heurístico que acompanha o processo de construção e o nascimento da Utopia, que empreende uma hermenêutica que dá conta de vários sentidos (percebidos ou não pelo seu autor), que procura ultrapassar leituras redutoras de uma obra complexa e ambígua, considerando os diferentes aspectos e interpretando a vida do autor a partir do texto utópico, sem perder de vista o seu contexto histórico, político e social, ao mesmo tempo que se dá conta do drama de um humanista que pretendeu fazer a ponte entre o sagrado e o profano.


  ARAUJO, JOAQUIM MACHADO DE   JOAQUIM MACHADO DE ARAUJO   CDU 10
8 Lynx  -  AS CIDADES DO PORTO E DE ANGERS
As cidades do Porto e de Angers : apontamentos sobre os processos de metropolização, tercerização e revitalização urbana : edição bilingue : português/francês / José Rio Fernandes [et al.] . - Porto : Afrontamento, 2007. - 160 p.. - (Cidade Em Questão, 13)
Neste estudo comparativo pretende-se apreender as mutações urbanas ligadas ao desenvolvimento das actividades terciárias, especialmente o comércio e o turismo, no sentido em que o crescimento e a diversificação do comércio e dos serviços implicam profundas transformações e dinâmicas territoriais. A terciarização está presente de formas diversas, que se organizam de acordo com o estatuto e as clientelas servidas (público/privado, individual/colectivo, particular/empresarial, lucrativo/não lucrativo) e reparte-se de forma desigual de acordo com uma hierarquia urbana, mas também em função da especialização das cidades, das redes de base territorial que se estabelecem e dos tipos de funções terciárias que actuam como «locomotivas» urbanas.


  FERNANDES, JOSE RIO   GUILLEMOT, LIONEL   JEAN SOUMAGNE   JOSE RIO FERNANDES   LIONEL GUILLEMOT   LUIS S. MARTINS   MARTINS, LUIS S.   SOUMAGNE, JEAN   CDU 71
9 Lynx  -  VENTURA, Vitorino Almeida
Crónicas de Sancho Pança / Vitorino Almeida Ventura . - Porto : Afrontamento, 2007. - 156 p.. - («fixões»)
Num estilo que navega entre o ensaio e a ficção, o autor, através de uma linguagem depurada e profundamente rítmica, revisita os escritores de Carrazeda de Ansiães, dos mais eruditos aos mais populares.


  VENTURA, VITORINO ALMEIDA   VITORINO ALMEIDA VENTURA   CDU 82
10 Lynx  -  SANTOS, João Ramalho
Portland, Portugal : um voo doméstico / João Ramalho Santos . - Porto : Afrontamento, 2007. - 256 p.. - («fixões», 62)
«Aloha é um subúrbio de Portland, Oregon, na Costa Oeste dos Estados Unidos da América do Norte. Junto a um Oceano Pacífico intermédio, a norte de praias da Califórnia, a sul de penhascos canadianos. Onde o rio Willamette desagua no poderoso Columbia dois aventureiros vindos do Leste fundaram uma cidade. Decidindo a toponímia com uma moeda ao ar. Um desses heróis da civilização era de Portland, no Maine. O outro de Boston, no Massachussetts. Se tivesse saído cara, Aloha seria hoje um subúrbio de Boston, Oregon. Aloha é, também ela, uma cidade-homenagem. Mais modesta. À pequena tribo índia dos Aloa, antigos residentes da zona. Há muito exterminados ou "realojados". Mas um funcionário a transbordar de criatividade nunca aproveitada pensou que o nome seria referência ao Hawaii. Onde "aloha" significa, economicamente, tanto "olá" como "adeus". E acrescentou um "h". Olá progresso, adeus passado. O conselho municipal não perdeu tempo com dramatismos. Falhava-se a homenagem, mas os Aloas já lá não estavam para protestar. E as ressonâncias tropicais havaianas davam outro exotismo a um aglomerado banal de casas e centros comerciais. Portland, Oregon teria como subúrbio, entre muitos outros, a cidade de Aloha. E assim defino a América. A minha América. Uma construção desenfreada de sonhos. Baseada em acasos. E equívocos». (JRS)


  JOAO RAMALHO SANTOS   SANTOS, JOAO RAMALHO   CDU 82
11 Lynx  -  SOARES, Amadeu
Biologias na noite / org. de Amadeu Soares . - Porto : Afrontamento, 2007. - 216 p.. - (Biologicando, 2)
Este livro é o resultado dos ciclos de conferências organizadas pela Universidade de Aveiro. Aqui, reúnem-se alguns dos textos que estiveram na base das palestras desta importante e muito participada iniciativa.


  AMADEU SOARES   SOARES, AMADEU   CDU 574/57
12 Lynx  -  MATOS, Milena ; LUÍS, António
Atlas das aves nidificantes do campus da universidade de Aveiro / Milena Matos, António Luís . - Porto : Afrontamento, 2007. - 124 p.. - (Biologicando, 1)
Mais que nunca, numa época de incessante crescimento populacional, industrialização, perturbação e profunda alteração das paisagens, as aves desempenham um importante papel para o ser humano, não só como intervenientes nos processos ecológicos, mas também como elos de ligação à Natureza, símbolos e augúrios...


  ANTONIO LUIS   LUIS, ANTONIO   MATOS, MILENA   MILENA MATOS   CDU 912
13 Lynx  -  FERNANDO ECHEVARRÍA NOS 50 ANOS DE VIDA LITERÁRIA
Fernando Echevarría nos 50 anos de vida literária . - Porto : Afrontamento, 2007. - 88 p.
Neste livro um conjunto de autores, reunidos em colóquio, debruça-se sobre a poesia de Fernando Echevarría, nos seus 50 anos de vida literária.


  CDU 82-94
14 Lynx  -  FREIRE, João
Pessoa comum no seu tempo : memórias de um médio-burguês de Lisboa na segunda metade do século XX / João Freire . - Porto : Afrontamento, 2007. - 536 p.. - (Vidas, 1)
«Escrever memórias é sempre um exercício subjectivo (...) A ideia de escrever umas memórias foi-me inicialmente sugerida por um colega de profissão, já há bastantes anos. Na altura, não liguei ao alvitre. Mas o certo é que, pouco a pouco, comecei a ponderar e a sedimentar esse projecto, como algo que eu devesse cumprir um dia. E a partir do momento em que me libertei das exigências académicas e pude organizar mais livremente o meu trabalho, fui-me sentindo cada vez mais irresistivelmente atraído para ele. Sei que nunhum memorialista escapa ao narcisismo de «organizar» o mundo em que viveu, de se pôr no centro do «posto de observação» e de ajuizar a história à sua própria maneira. É um risco inevitável, mas que tentei controlar.» (O autor).


  FREIRE, JOAO   JOAO FREIRE   CDU 82-94
15 Lynx  -  ESPAÇOS PÚBLICOS, PODER E COMUNICAÇÃO
Espaços públicos, poder e comunicação : public spaces, power and communication / org. de Edmundo Balsemão Pires . - Porto : Afrontamento, 2007. - 646 p.. - (Bcs, Sociologia, Epistemologia, 54)
Este livro é o resultado do Congresso Internacional ocorrido em Coimbra e que juntou investigadores da Europa, Estados Unidos da América, Israel e investigadores da Universidade portuguesa: Lisboa, Porto, Coimbra, Beira Interior e Minho. Esta obra integra vários estudos provenientes de diversos domínios disciplinares, que vão desde a Filosofia, à Sociologia, à História do Jornalismo, ou à Teoria da Comunicação a que se agregaram orientações teóricas de fronteira, como o pensamento do Urbanismo, ou a História dos Conceitos de modo a equacionar vias de análise do que na sociedade moderna, em toda a variedade de manifestações, se pode entender como Espaço Público.


  EDMUNDO BALSEMAO PIRES   PIRES, EDMUNDO BALSEMAO   CDU 3
16 Lynx  -  FERNANDES, Amândio
Truques mágicos : o início da ilusão / Amândio Fernandes . - Porto : Afrontamento, 2007. - 182 p.. - (Diversos, 15)
A arte da ilusão caracteriza-se pela capacidade de realizar coisas inexplicáveis para a maioria das pessoas, mas que sejam divertidas e interessantes. Estas duas particularidades devem ser sempre bem evidenciadas para que o efeito que se apresenta seja mais do que uma simples ilusão de óptica. Mas não basta conhecer as técnicas e os modos de executar os efeitos mágicos. É também necessário saber a melhor forma de as apresentar, nas melhores condições e de uma maneira interessante, divertida e cativante. De tudo isto trata este livro.


  AMANDIO FERNANDES   FERNANDES, AMANDIO   CDU 82
17 Lynx  -  TEATRO E EDUCAÇÃO
Teatro e educação : transgressões disciplinares / org. de Natércia Pacheco, José Caldas, Manuela Terrasêca . - Porto : Afrontamento, 2007. - 112 p.. - (Caleidoscópio N.º4)
Nesta obra retoma-se, em grande parte, a abordagem da relação de sedução e conflito entre a Escola e o Teatro, a partir de contributos vindos do Teatro, do Ensino e das Ciências da Educação. Dentro de cada um destes domínios, as experiências desenvolvidas não só em Portugal como também na Bélgica, em França e em Itália dizem-nos muito sobre o (des)investimento em educação e em cultura dos governos de cada país. (...) . [Natércia Pacheco]


  CALDAS, JOSE   JOSE CALDAS   MANUELA TERRASECA   NATERCIA PACHECO   PACHECO, NATERCIA   TERRASECA, MANUELA   CDU 37   CDU 792
18 Lynx  -  SANTOS, Agostinho
José Saramago segundo Agostinho Santos / Agostinho Santos . - Porto : Afrontamento, 2007. - 180 p.. - (Álbuns, 88)
Neste livro publicam-se as pinturas de Agostinho Santos produzidas a partir da obra de José Saramago. «No panorama da pintura portuguesa actual, Agostinho Santos será talvez o artista que melhor encarna esta relação pouco comum com a operação de pintar (...). Há algo de frondoso e vegetal na arte de Agostinho Santos. Há algo também de primitivo e fetal, formas que se estão preparando para nascer ou que ao nascimento parecem haver renunciado, um mundo em suspensão, à beira de uma definição, como aguardando a palavra ordenadora, sem cessar anunciada, e constantemente adiada. (...)» [José Saramago].


  AGOSTINHO SANTOS   SANTOS, AGOSTINHO   CDU 75
19 Lynx  -  SANTOS, Boaventura De Sousa
Escrita inkz : antimanifesto para uma arte incapaz / Boaventura De Sousa Santos . - Porto : Afrontamento, 2007. - 245 p.. - (Poesia, 60)
O livro começa com um anti-manifesto deliberadamente polémico: «A minha geração não produziu nada de novo no domínio das artes. Isto não seria um grande problema se ela tivesse sabido usar produtivamente a esterilidade. Mas não foi o caso». Por isso o exercício poético possível nos dias de hoje deve reconhecer a própria incapacidade como estímulo a formas novas de criação, com base no desenvolvimento de uma Escrita INKZ. Ou seja, aquela que se sabe estruturalmente incompleta, sempre a exigir que os leitores se apropriem de seus instantâneos poéticos, a fim de conferir sentidos alternativos e mesmo opostos aos sugeridos pelo autor. Na página esquerda o autor regista os comentários poéticos sobre temas que constituem as contelações definidoras do mundo contemporâneo: «figura, cidade, andamento, momento, mulher nua e orador-ninguém». Já a página direita apresenta a percepção propriamente corrosiva de King, um cão-narrador, cujo olhar parece a expressão poética da condição semiperiférica.


  BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS   SANTOS, BOAVENTURA DE SOUSA   CDU 82-1
20 Lynx  -  RIBEIRO, Margarida Calafate
África no feminino : as mulheres portuguesas e a guerra colonial / Margarida Calafate Ribeiro . - Porto : Afrontamento, 2007. - 264 p.. - (Textos N.º55)
Este livro aborda a vivência e a memória da Guerra Colonial (1961-1974) a partir da perspectiva das mulheres portuguesas que acompanharam os seus maridos nas três frentes de guerra. Nasceu do meu espanto sobre o registo apenas ficcional do rosto destas mulheres, e da generosidade das mulheres que entrevistei quando um dia lhes bati à porta e lhes disse: «Sei que esteve em África. Quer contar?» Através do estudo inicial sobre a presença destas mulheres em África e sobretudo dos testemunhos obtidos, o livro revela outros olhares sobre a guerra, outras razões da guerra, outras vivências do pós-guerra e, naturalmente, outras memórias. Nas suas diferenças e no seu conjunto, os testemunhos recolhidos colocam as mulheres como sujeitos históricos desta guerra e veiculam uma ética de reconhecimento e de responsabilidade solidária capaz de contribuir para gerar uma memória cultural colectiva da Guerra Colonial.


  MARGARIDA CALAFATE RIBEIRO   RIBEIRO, MARGARIDA CALAFATE   CDU 93

Resultado  
 20 seguintes  Fim
Formato  Criar ficheiro de texto
 Ver registos seleccionados
 Versão para imprimir
 Abreviar as referências
 Enviar por email
   Fazer nova pesquisa

Powered by SIRIUS

Escaparate é um serviço da BookMARC para a comunidade do livro