Início
Novidades: 946.9 -História de Portugal
Foram encontrados 3 registos

              Fazer nova pesquisa
1 Lynx  -  DIAS, José Sebastião da Silva
Portugal e a cultura europeia (séculos XVI a XVIII) / José Sebastião da Silva Dias . - Lisboa : Campo das Letras, 2006. - 352 p. ; 14x21 cm. - (Cultura Portuguesa)
"A mentalidade portuguesa do século XVI, vista em conjunto, parece o resultado de duas linhas de influência: uma que vem das actividades ultramarinas, outra derivada do contacto com a Europa culta. A convivência do país com os meios intelectuais de além-Pirenéus começou a acentuar-se no zénite dos Descobrimentos. Deu-se, desde então, uma afluência crescente de estrangeiros aos nossos centros comerciais e marítimos. Os primeiros a chegar foram os espiões, mareantes e homens de negócio, atraídos pela esperança de prémios e lucros fabulosos. Os turistas e letrados vieram logo a seguir - mas a curta distância. (...) Paralela a esta presença dos estrangeiros em Portugal, há uma presença dos portugueses no estrangeiro. Os reis, imitados pelos grandes do reino e pelos prelados diocesanos e congreganistas, subsidiaram, desde cedo, estudantes desejosos de aprenderem nas escolas italianas e francesas a ciência do direito e da religião. (...) O Humanismo não foi apenas uma atitude literária. Foi também uma tentativa de reconsideração, ao mesmo tempo estética e filosófica, dos costumes e concepções do homem cristão. Deu à gente culta o gosto pelo recurso directo à fonte do saber antigo, ressuscitando não só os clássicos da literatura, mas também os clássicos do pensamento. O movimento desenvolveu-se, porém, lentamente; só chegou ao campo da filosofia e das ciências depois de ter repousado por algum tempo no das letras e das artes. Mas, sendo o Renascimento uma espécie de convite à purificação da inteligência nas águas santas da cultura clássica, devia conduzir, cedo ou tarde, à revisão da Escolástica. E assim sucedeu no limiar do século XVI." José Sebastião da Silva Dias


  DIAS, JOSE SEBASTIAO DA SILVA   JOSE SEBASTIAO DA SILVA DIAS   CDU 946.9
2 Lynx  -  REZOLA, Maria Inácia
Os militares na revolução de Abril : o Conselho da Revolução e a transição para a democracia em Portugal / Maria Inácia Rezola . - Lisboa : Campo da Comunicação, 2006. - 526 p.. - (15x23cm)
Versão muito condensada da sua monumental tese de doutoramento, defendida em Julho de 2004, o presente livro de Maria Inácia Rezola constitui, sem sombra de dúvida, a melhor e mais completa obra da historiografia portuguesa sobre o processo revolucionário desencadeado pelo movimento militar de 25 de Abril de 1974.


  MARIA INACIA REZOLA   REZOLA, MARIA INACIA   CDU 946.9
3 Lynx  -  VILELA, António José
Viver e morrer em nome das FP-25 / António José Vilela . - Cruz Quebrada : Casa das Letras, 2005
Toda a história de um processo polémico que marcou o país no pós-25 de Abril.A tentativa de tomada de poder;As ameaças, as discussões e os medos;.A história de amor vivida entre uma magistrada do Ministério Público e um dos mais importantes réus do processo;.E muito mais.


  ANTONIO JOSE VILELA   VILELA, ANTONIO JOSE   CDU 946.9

Resultado  
 
Formato  Criar ficheiro de texto
 Ver registos seleccionados
 Versão para imprimir
 Abreviar as referências
 Enviar por email
   Fazer nova pesquisa

Powered by SIRIUS

Escaparate é um serviço da BookMARC para a comunidade do livro