Sobre o Escaparate

O projecto Escaparate visa constituir uma base de dados bibliográfica com as novidades editoriais portuguesas. Essa base de dados, criada segundo a norma UNIMARC, permitirá fornecer informação actualizada sobre a actividade editorial portuguesa aos principais consumidores de livros: bibliotecas, leitores, instituições de ensino, sob formas adaptadas às necessidades especificas de cada segmento.

A gestão e o desenvolvimento deste serviço estão a cargo da BookMARC, uma empresa sediada em Coimbra, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de software e prestação de serviços centrados em informação bibliográfica. O seu principal produto, o servidor bibliográfico Sirius, é uma aplicação líder de disponibilização de catálogos bibliográficos na Internet, sendo actualmente utilizado pela Biblioteca Nacional como interface para o catálogo colectivo português, e por muitas outras bibliotecas e organizações que procuram formas inovadoras de disponibilizar a sua informação.

Neste momento a BookMARC está a testar os processos de difusão de informação dos principais editores portugueses no sentido de avaliar os custos envolvidos na recolha, catalogação e difusão da informação.

O Escaparate está a ser desenvolvido pela BookMARC e faz parte do projecto SiriusNET, em consórcio com o Instituto Pedro Nunes e financiado pela Agência de Inovação.